Conforme o CPC 03, temos:
"Caixa compreende numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis".
"Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor".
"Disponíveis: são recursos financeiros que se encontram à disposição imediata da entidade, compreendendo os meios de pagamento em moeda e em outras espécies; os depósitos bancários à vista e os títulos de liquidez imediata. Exemplos:
- Caixa;
- Contas bancárias;
- Numerários em trânsito, enquanto estiverem em trânsito;
- Aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor".
A questão afirma que "cheques recebidos até a data do balanço, mas que não podem ser cobrados imediatamente, devem ser classificados como créditos, como contas a receber". uma vez que não podem ser cobrados imediatamente (liquidez imediata), então não são disponibilidades conforme a demonstração acima.
Portanto, tais cheques devem ser classificados como créditos: títulos de crédito valores mobiliários e os outros direitos realizáveis até o fim do exercício social seguinte. Nessa conta, incluem-se itens como: contas a receber; duplicatas a receber; aluguel a receber; duplicatas emitidas; títulos a receber; cheques com restrição no prazo de cobrança.
Gabarito: Certo.