SóProvas


ID
29638
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Todas as fontes devem ser aproveitadas, dentro de suas especificidades. (...) o Plano Nacional de Energia 2030 mostra
exatamente isso: a existência de só uma ou duas fontes não significa uma solução. O Brasil necessita, principalmente, daquelas fontes
que geram energia em grande escala e têm alta disponibilidade, dando segurança ao sistema e tranqüilidade aos consumidores.

Internet: .

Com relação a fontes de energia, julgue (C ou E) os próximos itens.

Em razão de ter-se tornado auto-suficiente em petróleo em 2006, o Brasil deixou de importar esse produto e seus derivados.

Alternativas
Comentários
  • Em 2006, a produção de petróleo se igualou ao consumo e o Brasil alcançou a autossuficiência em petróleo, porém o Brasil ainda dependerá das importações do chamado petróleo leve. Isso porque a maioria das refinarias brasileiras, muito antigas, foi projetada para processar o óleo importado, sobretudo do Oriente Médio, mais leve. O saldo será positivo, mas ainda há muito que avançar no setor de refino.
  • O petroléo brasileiro não considerado de alta qualidade,
    assim precisa exportar de outros países mesmo sendo auto-suficiente.
  • Complementando o comentário dos colegas, com o início da produção no pré-sal, esse perfil da produção petrolifera brasileira tende a melhorar, já que as primeiras extrações apontam para um petroleo de alta qualidade na camada do pré-sal, ou seja, um petróleo de teor leve.

  • O Brasil produz mais petróleo bruto do que a sua demanda interna (atualmente, de 1,9 milhão de barris por dia). No entanto, como cerca de 70% da produção é de petróleo mais pesado e a estrutura de refino não é totalmente adequada para o processamento desse tipo de óleo, ainda é necessário importar petróleos leves, para aumentar a produção de derivados leves e médios, como gás de cozinha, gasolina, nafta petroquímica e óleo diesel. Assim, o excedente de petróleo nacional pesado é exportado.





    http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/energia/petroleo-gas-natural-e-derivados
  • Questão de diplomata? kkkkkkkkk

  • Para o comentário anterior, sim. É questão para diplomata. Precisa saber o que exportamos e o que importamos. No mínimo. 

  • Na cabeça do Lula essa aberração de autosuficiência. 

  • 2020:

    Petróleo segue sendo principal produto importado pelo Brasil:

    US$13 bi em 2019, majoritariamente dos Estados Unidos.

    Brasil exporta petróleo bruto e importa refinado e derivados

    Brasil tem 17 refinarias de petróleo hoje, mas elas não têm capacidade técnica para refino do óleo do pré-sal.

    2019 Brasil bateu recorde de produção: passou 1 bilhão de barris/ano, só no pré-sal houve crescimento de 20%. Pré-sal é cerca de 65% da produção atual.

    Estima-se que Brasil pode estar entre 5 maiores produtores em 2030.