SóProvas


ID
29641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Todas as fontes devem ser aproveitadas, dentro de suas especificidades. (...) o Plano Nacional de Energia 2030 mostra
exatamente isso: a existência de só uma ou duas fontes não significa uma solução. O Brasil necessita, principalmente, daquelas fontes
que geram energia em grande escala e têm alta disponibilidade, dando segurança ao sistema e tranqüilidade aos consumidores.

Internet: .

Com relação a fontes de energia, julgue (C ou E) os próximos itens.

Sendo o etanol uma fonte de energia limpa, sua produção e seu consumo não acarretam danos ambientais ou sociais.

Alternativas
Comentários
  • O etanol é considerrado uma energia bastante limpa.

    Masa produção e consumo provocam danos ambientais e sociais como:

    -concentração latifundiária
    -exôdo rural
    -urbanização excessiva
  • Não podemos nos esquecer das queimadas que emitem uma quantidade de CO2 consideravel na atmosfera. As grandes usinas tem iniciado um processo de mecanização de sua colheita, através do uso de colheitadeiras, como forma de diminuir os impactos ambientais causados pelas queimadas, que passam a ser desnecessárias, bem como,pelo ganho social, com a profissionalização dos seus trabalhadores, que seriam capacitados para operar essas maquinas, diminuindo a presença dos "boias-frias" nas fazendas...
  • O etanol como combustível representa um grande avanço, porém não é isento de problemas. Vejam essa reportagem:
    fonte:http://super.abril.com.br/cotidiano/carros-alcool-poluem-menos-gasolina-620283.shtml

    Carros a álcool poluem menos que os a gasolina
    Dos 14 automóveis mais poluidores à venda no Brasil, 8 são a álcool. A culpa é do motor flex 
    Reportagem Tiago Cordeiro


    Um relatório divulgado no último mês de setembro pelo Ministério do Meio Ambiente deixou todo mundo confuso. Segundo o documento, 8 dos 14 carros mais poluentes à venda no Brasil são movidos à álcool. Como assim? O etanol brasileiro não ia salvar o mundo? Ele não era considerado um combustível limpo, bem menos agressivo?
     
    Sim, o etanol é mais limpo que a gasolina. Afinal, trata-se de um combustível renovável - suas emissões de CO2 (gás carbônico, que provoca o efeito estufa) são neutralizadas pela cana-de-açúcar plantada. O problema, em parte, está no motor flex que equipa a maioria dos carros novos. Ele sai da fábrica melhor regulado para a queima da gasolina, já que o mercado internacional não utiliza etanol. Resultado: com tanque cheio de álcool e combustão menos eficiente, um carro bicombustível acaba lançando no ar mais monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de hidrogênio.
     
    Ainda que o etanol seja uma fonte de energia renovável, ele não parece ser garantia de um futuro livre de problemas ambientais e ameaças à saúde. Pelo menos é o que sugere um estudo feito por pesquisadores americanos em 2007. Usando um complexo modelo de computador que levou em conta variáveis como temperatura, intensidade da luz solar e índices pluviométricos, eles simularam a qualidade do ar em 2020 e descobriram que os níveis de ozônio - danoso ao sistema respiratório humano - aumentariam perigosamente em certas áreas dos EUA se todos os automóveis fossem movidos a álcool.
     
    "Embora a queima do etanol reduza as emissões de dois poluentes cancerígenos, os níveis de outros gases aumentariam", afirma o cientista Marc Jacobson, da Universidade Stanford, um dos responsáveis pelo estudo. "Portanto, alguns tipos de câncer teriam a mesma incidência se a poluição fosse causada por fumaça de veículos movidos a gasolina." A solução, segundo Jacobson, não está no álcool, muito menos na gasolina, mas na conversão dos veículos em elétricos. "Isso eliminaria 10 mil mortes anuais por poluição do ar."
  • Além do que já foi citado, as monoculturas empobrecem o solo.