SóProvas


ID
2964397
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Mesmo havendo o desenvolvimento de órgãos linfoides no período embrionário, todos os animais são mais susceptíveis a enfermidades nas primeiras semanas de vida. Sendo assim, em mamíferos, é necessária a ingestão de colostro nas primeiras horas de vida. A imunoglobulina predominante no colostro é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

  • GABARITO D

    No colostro bovino é encontrado três importantes imunoglobulinas: IgG, IgM e IgA. A principal imunoglobulina presente no colostro e em maior quantidade (90%), é a IgG, responsável pela imunidade sistêmica do organismo do animal.

  • Ig A- abundante em secreções

    igG - abundante no colostro; resposta imune 2°, adaptativa;

    IgM: primeira a elevar na resposta 1°, ativando S.Complemento

    IgE: alergias, verminoses

  • Não entendi muito bem a questão. Quem puder ajudar no comentário. Achei que fosse IgA, em se tratando de colostro humano, e não bovino como o colega comentou.

    Achei esse trecho neste artigo:

    No contexto da imunologia e da fisiologia, os discursos que respaldam as propriedades benéficas do leite materno, afirmam que este, especialmente o colostro, apresenta elevadas concentrações de anticorpos (IgA, IgM, IgE e IgD), com predominância da IgA.

    AIgM é a segunda imunoglobulina mais abundante encontrada no colostro. Quando não há IgA suficiente no leite materno a IgM atua como mecanismo compensatório. Sendo assim, anticorpos IgM podem ter um importante papel na defesa das superfícies mucosas do lactente(PASSANHA, 2010).

    https://revistas.unipacto.com.br/storage/publicacoes/2017/leite_materno_fatores_imunogenicos_e_imunglobulinas_126.pdf