-
Método Nishimura
1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira
2) Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa
3) Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa
4) Quando a questão “fala mal” “menospreza” determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falta
5) Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira
6) Se um dos itens, geralmente o último não faz parte do grupo, assertiva é falsa
7) Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível pode ser...
8) Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve, deve-se, só, somente, não permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente
Fernando Nishimura - Informática Concursos
-
Gabarito: Errado
-----
O worm é um tipo de malware mais perigoso que um vírus comum, pois sua propagação é rápida e ocorre sem controle da vítima. Assim que ele contamina um computador, o programa malicioso cria cópias de si mesmo em diferentes locais do sistema e se espalha para outras máquinas, seja por meio de Internet, mensagens, conexões locais, dispositivos USB ou arquivos. O objetivo do golpe, em geral, é roubar dados do usuário ou de empresas. O worm oferece mais riscos do que o vírus porque o seu programa é autônomo, de maneira que ele não precisa interagir com o usuário para se ativar no PC e se multiplicar para outras máquinas por meio da rede. Já o vírus se limita a permanecer inativo no sistema até ser executado sem querer pelo usuário - só então ele é capaz de efetivamente infectar o computador
-----
Fonte: ://www.techtudo.com.br/noticias/2018/11/o-que-e-um-worm-entenda-o-malware-que-se-multiplica-sozinho.ghtml
-
Gabarito errado para os não assinantes. Procure sempre ler a Cartilha Cert, pois é de lá que as bancas retiram muitas questões. (Link abaixo)
Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
O processo de propagação e infecção dos worms ocorre da seguinte maneira:
Identificação dos computadores alvos: após infectar um computador, o worm tenta se propagar e continuar o processo de infecção. Para isto, necessita identificar os computadores alvos para os quais tentará se copiar, o que pode ser feito de uma ou mais das seguintes maneiras:
►efetuar varredura na rede e identificar computadores ativos;
►aguardar que outros computadores contatem o computador infectado;
►utilizar listas, predefinidas ou obtidas na Internet, contendo a identificação dos alvos;
►utilizar informações contidas no computador infectado, como arquivos de configuração e listas de endereços de e-mail.
Envio das cópias: após identificar os alvos, o worm efetua cópias de si mesmo e tenta enviá-las para estes computadores, por uma ou mais das seguintes formas:
►como parte da exploração de vulnerabilidades existentes em programas instalados no computador alvo;
►anexadas a e-mails;
►via canais de IRC (Internet Relay Chat);
►via programas de troca de mensagens instantâneas;
►incluídas em pastas compartilhadas em redes locais ou do tipo P2P (Peer to Peer).
Ativação das cópias: após realizado o envio da cópia, o worm necessita ser executado para que a infecção ocorra, o que pode acontecer de uma ou mais das seguintes maneiras:
►mediatamente após ter sido transmitido, pela exploração de vulnerabilidades em programas sendo executados no computador alvo no momento do recebimento da cópia;
►diretamente pelo usuário, pela execução de uma das cópias enviadas ao seu computador;
►pela realização de uma ação específica do usuário, a qual o worm está condicionado como, por exemplo, a inserção de uma mídia removível.
Reinício do processo: após o alvo ser infectado, o processo de propagação e infecção recomeça, sendo que, a partir de agora, o computador que antes era o alvo passa a ser também o computador originador dos ataques.
https://cartilha.cert.br/malware/
-
A propagação de um worm ocorre, exclusivamente, por meio de mensagem de e-mail, diferentemente de um vírus de computador, que é transmitido por meio de um dispositivo, como, por exemplo, o pendrive.
-
Cuidado com o Método Nishimura...(Tanto com essa como com outras matérias)
Eu já fiz questões que uma ou outra coisa não da certo e acho q depende da banca. É melhor aprender o conceito pra não da bola fora...
-
Exclusivamente não!!!
-
Gabarito: Errado
A propagação de um worm ocorre, exclusivamente, por meio de mensagem de e-mail, diferentemente de um vírus de computador, que é transmitido por meio de um dispositivo, como, por exemplo, o pendrive.
Os worms infectam computadores por meio de brechas já existentes no sistema. Eles podem ser transmitidos em segundo plano na forma de um arquivo corrompido ao acessar uma página suspeita. Esse arquivo pode se passar por um instalador de programa que, quando executado, abre uma porta no sistema para instalar um software malicioso no PC
-
Fábio Santos, segundo Nishimura, o CESPE está mudando por causa dele. Kkkk. Tal método funcionou em 99% das questões, vamos ver daqui para frente.
-
Assertiva E
A propagação de um worm ocorre, exclusivamente, por meio de mensagem de e-mail, diferentemente de um vírus de computador, que é transmitido por meio de um dispositivo, como, por exemplo, o pendrive.
-
Worms É um programa INDEPENDENTE // Propaga-se por meio de Redes // Envia cópias de Si mesmo de PC para PC // Explora a Vulnerabilidade de Programas/Sistemas / /Não necessita de um hospedeiro como o Vírus // Não Infecta Programa ou Arquivo.
O WORM não é um vírus, pois não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser executado para se propagar.
Quem faz isso é o VÍRUS..
-
- Os worms infectam computadores por meio de brechas já existentes no sistema. Eles podem ser transmitidos em segundo plano na forma de um arquivo corrompido ao acessar uma página suspeita.
-
Q450298 - Ano: 2014 Banca: Quadrix Órgão: CRB 6ª Região Prova: Quadrix - 2014 - CRB 6ª Região - Auxiliar Administrativo:
I. É um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, esse programa depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado. (VÍRUS)
II. É um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores. (WORM)