SóProvas


ID
2966722
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No item que avalia conhecimento de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração-padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram-se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

A respeito das noções de vírus, worms e pragas virtuais, dos aplicativos para segurança da informação e dos procedimentos de backup, julgue o item a seguir.


O pendrive é muito utilizado para fazer backup por se tratar de um dispositivo seguro e de fácil manuseio, permitindo ao usuário conduzir o backup dos computadores da empresa para sua residência.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito da banca errado, mas acho que a questão é meio subjetiva e por isso deveria ter sido anulada. vários sites diferentes mostram que o pen drive é seguro e de fácil manuseio. segue alguns:

    é um dispositivo mais versátil que também pode ser usado para guardar uma cópia de segurança dos arquivos do seu computador. A ferramenta permite o fácil manuseio dos arquivos, podendo levá-los consigo para qualquer lugar.

    https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/08/o-que-e-e-como-fazer-backup.html

    Pen drive: Positivo: usa memória flash, menos sujeita a erros; portátil; disponível em várias capacidades.

    Negativo: não é tão rápido quanto outras mídias, especialmente em modelos mais baratos; custo por GB fica alto em modelos de grande capacidade.

    http://g1.globo.com/tecnologia/blog/seguranca-digital/post/qual-e-o-melhor-meio-para-guardar-arquivos-de-backup.html

    QUANDO USAR UM PEN DRIVE: O pen drive é um dispositivo extremamente compacto, pode ser carregado no bolso, em um chaveiro ou em qualquer outro lugar. Ele é a opção ideal para quem quer praticidade para transportar documentos de texto, planilhas, algumas fotos, vídeos, ouvir música no carro e até assistir filmes ou seriados em uma smart TV com conexão USB.

    Sua transmissão de dados é um pouco mais lenta que a do HD externo, mas se seus arquivos não são tão grandes, a diferença chega a ser imperceptível. O preço é um fator que faz grande diferença na hora da escolha. O valor do produto, se comparado ao de um HD externo é bem menor.

    Existem os riscos físicos. Pendrives são frágeis. Essas mídias podem quebrar com facilidade e, como consequência, os dados desaparecerem. Mas isso também pode acontecer com um HD, CD, DVD... em fim, achei que a questão ficou meio vaga.

    https://www.penso.com.br/pendrive-e-seguro/

  • Questão típica que o examinador pode deixar o gabarito certo ou errado, pois permite uma dupla visão do item..

    Seguimos né..

  • É......

  • o examinador não transa, só pode! Como que redige uma questão assim onde cabe duas interpretações ?

  • Quadrix força demais as vezes hein

  • questão doente,tlvz não seja a melhor opçao para backup,mas na questão fala que é seguro e muito usado e util,tudo confere

  • Alguma explicação plausível que me convença que essa questão está errada?

  • Qual é erro da questão, só se for levar o backup da empresa para casa. Alguém concorda ???

  • Questão errada!

    Afinal, quando utilizados, os espaços vão se desgastando. Ou seja, embora útil, e de fácil manuseio, não é tão seguro assim. Sem falar nos riscos aos quais são submetidos no percurso. Ainda mais para os usuários levarem para casa os backup's da empresa.

    Não há outro local de armazenamento mais seguro do que a nuvem.

    ______________________

    Bons estudos!

    Tenha fé que Deus vai lhe ajudar!

    ______________________

  • Não há interpretação nessa questão, ela está CERTA, não se preocupem, o examinador certamente não passa nem em teste toxicológico de farmácia

  • E se o usuário for o dono da empresa ? hahah tem umas questões que é sem noção.

  • Na minha opinião a questão está correta, pois na questão diz "permitindo ao usuário conduzir o backup"...

  • Acho que o erro está em afirmar que o pendrive é seguro. Já perdi vários, fora os que tomaram banho nos bolsos das calças.

  • Eu faço isso direto, não sei qual o erro.
  • Questão errada!!

    O pendrive é muito utilizado para fazer backup = ok.... ainda...

    Por se tratar de um dispositivo seguro = . Além dos conhecidos riscos digitais, existem os riscos físicos. Pendrives são frágeis. Essas mídias podem quebrar com facilidade e, como consequência, os dados desaparecerem.

    Além disso, é possível que um pendrive traga para dentro da rede corporativa vírus e outras ameaças.

    e de fácil manuseio, permitindo ao usuário conduzir o backup dos computadores da empresa para sua residência. = correto = ok

    EMPRESA ---------------------------------- INFINITOS RISCOS ( físicos, falha , vírus) ------------------------------------- RESIDÊNCIA

  • Certo e errado kkkkk examinador pirado!!!

  • O que poderia ser um erro nessa questão é o fato do pendrive ser seguro, mas se o pendrive nunca foi utilizado, ou seja, voce acabou de comprar o pendrive, então ele é seguro.

    Questão deveria ser anulada

  • Estou perplexo com a petulância desse examinador. Maldita plebe.

  • Mal-elaborada

  • O PenDrive não é seguro para backup.

    Digamos, o cara leva da empresa para casa e coloca no computador de casa e - nesse momento - já está correndo riscos de entrar algum vírus ou malware no pendrive, assim, comprometendo o backup da empresa.

  • Famosa questão-MAU-CARÁTER.

    Minha interpretação foi que esta questão está errada!

    Pq? O Pendrive de fato é de fácil manuseio, há possibilidades mais seguras que ele? SIM! O próprio tamanho do Pendrive torna-o mais fácil de 'sumiço'... mas não creio que seja este o erro!

    A questão é que para Backups de COMPUTADORES DE UMA EMPRESA não é muito viável o PENDRIVE. Pendrives chegam a ter 1TB de capacidade, mas o preço é absurdamente alto(R$3500)!! O próprio HD Externo tem capacidades muito maiores a preços mais acessíveis! Com o preço de um Pendrive de 1TB você compra um HD Externo de 10TB! Ou seja, 10X mais capacidade de Backup... Não creio que um PENDRIVE é capaz de fazer backups de "Computadores de uma empresa".

    Mas mesmo com tudo que falei, o correto era esta questão ter mais insumos para definirmos pelo CERTO ou Errado.

  • QUEREM JUSTIFICAR O INJUSTIFICÁVEL!

    pendrive é muito utilizado para fazer backup por se tratar de um dispositivo seguro e de fácil manuseio

    NÃO VI NADA INCORRETO, PODE SER QUE A BANCA TENHA CONSIDERADA O TERMO "SEGURO" COMO INCORRETO, O QUE, EM REGRA, NÃO PODE ASSIM SER CONSIDERADO

    , permitindo ao usuário conduzir o backup dos computadores da empresa para sua residência.

    NADA DE ERRADO, JÁ QUE NÃO SE DEFINE O TAMANHO DA EMPRESA, PODE SE ENTENDER DESDE UMA MICRO-EMPRESA ATÉ UM MULTINACIONAL, ENTÃO A BANCA DEIXOU EM ABERTO ESSA INTERPRETAÇÃO.

    PORTANTO, QUESTÃO CERTA, MAS COM UMA MARGEM MUITO GRANDE DE SUBJETIVIDADE DA BANCA, QUE NESSE CASO PODERÁ ESCOLHER O GABARITO QUE QUISER.

    QUESTÕES ASSIM SÃO EXTREMAMENTE PREJUDICIAIS PARA CANDIDATOS PREPARADOS.

  • A primeira parte da questão esta certa pois o pendrive é mesmo fácil de utiliza, mas, creio que a segunda parte esta errada pois afirmar que dá pra fazer Back-up "DOS COMPUTADORES" da empresa em pendrive e levar pra casa é um tanto exagero.

    questão dubia pois se for uma pequena empresa talves dê pra fazer , mas se acaso for uma grande ou media empresa?

  • Não é um dispositivo seguro há possibilidade de vírus,Como se tratam de dispositivos pequenos, eles podem ser facilmente esquecidos em portas USB’s ou perdidos pelo caminho mesmo,Pendrives são equipamentos muito sensíveis em função do seu tamanho e da fragilidade das peças internas, e como são submetidos ao constante transporte em condições inapropriadas, como bolsos e chaveiros, a vida útil deles costuma ser curta devido também às constantes descargas elétricas a quais são submetidos, que podem causar a inutilização dos componentes ou o corrompimento dos arquivos. ...

  • Pendrive - sem as devidas precauções - não é nem um pouco seguro. Coloca só o teu pendrive num computador de uma lan house ou de um lugar público só pra ver se não vai voltar cheio de vírus.

  • Quando o examinador não transa é assim mesmo. Vida que segue.

  • Gabarito: Errado

    Galera, essa questão não tem muito segredo não; parem de procurar pelo em ovo, vcs sempre vão achar! Vamos lá:

    "O pendrive é muito utilizado para fazer backup[...]" . Isso não é verdade, pendrive é sim um meio de backup, mas está longe de ser o mais utilizado, principalmente quando a questão caminha para o âmbito empresarial, onde a quantidade de arquivos é gigantesca, o que inviabilizaria o uso desses dispositivos.

    "[...]por se tratar de um dispositivo seguro e de fácil manuseio[...]". Afirmar que o pendrive é de fácil manuseio está correto, mas dizer que ele é seguro, está absolutamente errado. Imagine só, até por sua forma física o pendrive pode ser facilmente perdido ou até mesmo furtado; sem contar que, por ser um dispositivo externo e de fácil conexão a outros computadores o torna vulnerável a infecção por vírus, furto de informações, etc. Portanto, seguro o pendrive não é.

    Espero ter ajudado!

  • Se a gente for parar para pensar nos riscos e possibilidades, todos serão considerados meios inviáveis.

    O pendrive pode cair, quebrar, perder-se, bugar, etc. O mesmo vale para um HD externo. O CD/DVD pode arranhar. A nuvem pode escurecer. O computador pode ser invadido.

    Nada é tão seguro que não possa ser danificado, por isso que, na maioria das vezes, utiliza-se mais de uma opção dessa justamente para garantir a integridade da informação.

    Eu não sei se cabe recurso, mas é uma questão bem ruim, porque não verifica o conhecimento ou a atenção do candidato, servindo apenas para eliminar o mais preparado.

  • Acertei pelo fato de acreditar que o pendrive não é "um dispositivo seguro..."

  • ERRADO

    pendrive é um dispositivo seguro ?

    Na era da informação, entender que os dados corporativos são um ativo é essencial. Mantê-los seguros, portanto, é mais essencial ainda. Porém, além dos conhecidos riscos digitais, existem os riscos físicos. Pendrives são frágeis. Essas mídias podem quebrar com facilidade e, como consequência, os dados desaparecerem.

    Fonte: Penso.com

    Bons estudos...

  • Na própria questão está escrito " Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados."

    Ou seja, daria para levar para casa nessa situação....

  • Uma empresa não usa pendrive para fazer seus backup, pois existem métodos mais eficazes para um backup de uma empresa. Tais como HD, backup em nuvem e etc.

    pendrive é muito utilizado para fazer backup por se tratar de um dispositivo de fácil manuseio,para uso domestico, social e não é tão seguro assim.

    Eu tenho uma empresa, essa empresa tem Informações sigilosas, onde vou fazer o backup dessas informações? em um pendrive ou contrato um sistema de nuvem?? o que não faz sentido eu permitir ao usuário conduzir o backup dos computadores da empresa para sua residência. O que não seria seguro.

    Logo, presenciamos uma questão tranquila, não vejo ambiguidade.

    Estudar é o caminho!

    Gabarito: ERRADO

  • Ao meu ver, não é só uma questão envolvendo backup, mas segurança da informação também. Em situações normais, não é seguro levar o backup da empresa pra casa, tornando questão incorreta.

  • O pendrive é muito utilizado para fazer backup por se tratar de um dispositivo seguro e de fácil manuseio, permitindo ao usuário conduzir o backup dos computadores da empresa para sua residência.

    Gabarito muito subjetivo, mas creio que a parte "dispositivo seguro" deixa a questão errada.

  • Errado. A questão erra ao afirmar que o pendrive se trata de um dispositivo seguro para fazer backup, pois a recomendação ao fazer é enviá-lo para a nuvem.

  • Colegas, aparentemente essa questão está trazendo algumas dúvidas para nós - o que nos leva a crer na subjetividade da mesma.

    Interpretei ela como ERRADA pelo seguinte motivo: como cargas d´água nós iremos realizar um backup dos computadoreS de uma EMPRESA em um mero pendrive?

    As bancas gostam de cobrar a capacidade dos dispositivos de armazenamento e temos que levar isso em consideração na hora da prova. Um pendrive é limitado, disponibilizando no máximo uns 256gb (isso dentre os maiores que conheço), o adequado para essa situação seria um HD ou FITA.

    Caso esteja equivocado, por favor me corrigir.

    Força, Guerreiros! TMJ!

  • matei a questão quando disse o termo "seguro", visto que é muito fácil de se perder.....
  • QUESTÃO MAL FORMULADA!!

  • DUPLA INTERPRETAÇÃO E DUPLAS PONTAS DE ALGUÉM....

  • gab: Errado

    Fácil manuseio, porém não é seguro.

  • Quadrix querendo ser cespe e cagando na redação.

  • dar ctrl c ctrl v de um disco a outro não é backup. =)

  • ATENÇÃO!

    EM T.I NADA É 100% SEGURO.

    Coragem é a melhor defesa que vocês têm agora!

  • Gabarito - ERRADO

    Creio que o erro esteja apenas no final da assertiva.

    "(...) permitindo ao usuário conduzir o backup dos computadores da empresa para sua residência." ❌

    Onde gravar os backups: você pode usar mídias (como CD, DVD, pen-drive, disco de Blu-ray e disco rígido interno ou externo) ou armazená-los remotamente (online ou off-site). A escolha depende do programa de backup que está sendo usado e de questões como capacidade de armazenamento, custo e confiabilidade. Um CD, DVD ou Blu-ray pode bastar para pequenas quantidades de dados, um pen-drive pode ser indicado para dados constantemente modificados, ao passo que um disco rígido pode ser usado para grandes volumes que devam perdurar.

    Cuidados a serem tomados: mantenha seus backups em locais seguros, bem condicionados (longe de poeira, muito calor ou umidade) e com acesso restrito (apenas de pessoas autorizadas);

    Fonte: https://cartilha.cert.br/mecanismos/

    Obviamente que sua residência não é um local seguro para armazenar dados de uma empresa. A segurança desses tipos de dados seguem padrões de segurança rigorosos, muitos com base em certificações da ISO.

    Bons estudos.

  • Considerando o contexto da questão, o backup de dados de uma empresa em um pen drive não é nada seguro. Esse pen drive pode ser facilmente perdido durante o caminho para casa, pode ser roubado, pode estar contaminado com vírus e ainda há considerável possibilidade de corromper os arquivos "do nada". Assim, a melhor opção seria backup em nuvem.

  • Essa questão exige conhecimentos acerca de segurança da informação.

    É preciso levar em consideração que a questão fala em backup dos computadores de uma empresa. Dessa forma, não se trata de algo informal mas de informações empresariais, podendo conter, por exemplo, informações de saúde de pacientes, caso essa empresa seja um hospital. Quais sanções seriam aplicadas a essa empresa caso um funcionário perdesse um pendrive contendo informações confidenciais desses pacientes? Logo, devemos pensar em políticas para a segurança da informação.

    Vamos conhecer um pouco do que diz a norma de segurança da informação, ISO 27002:

    8.3 Tratamento de mídias
    Objetivo: Prevenir a divulgação não autorizada, modificação, remoção ou destruição da informação armazenada nas mídias.

    8.3.1 Gerenciamento de mídias removíveis
    Controle
    Convém que existam procedimentos implementados para o gerenciamento de mídias removíveis, de acordo com o esquema de classificação adotado pela organização.

    Diretrizes para implementação

    Convém que as seguintes diretrizes para o gerenciamento de mídias removíveis sejam consideradas:
    a) quando não for mais necessário, o conteúdo de qualquer meio magnético reutilizável seja destruído, caso venha a ser retirado da organização;
    b) quando necessário e prático, seja requerida a autorização para remoção de qualquer mídia da organização e mantido o registro dessa remoção como trilha de auditoria;
    c) toda mídia seja guardada de forma segura em um ambiente protegido, de acordo com as especificações do fabricante;

    d) convém que sejam usadas, no caso em que a integridade ou confidencialidade dos dados sejam considerações importantes, técnicas de criptografia, para proteger os dados na mídia removível;
    e) para mitigar o risco de degradar a mídia enquanto os dados armazenados ainda são necessários, convém que os dados sejam transferidos para uma mídia nova antes de se tornar ilegíveis;
    f) cópias múltiplas de dados valiosos sejam armazenadas em mídias separadas para reduzir riscos futuros de perda ou dano, que ocorram por coincidência nessas mídias;
    g) as mídias removíveis sejam registradas para limitar a oportunidade de perda de dados;
    h) as unidades de mídia removíveis sejam habilitadas somente se houver uma necessidade do negócio;
    i) onde houver a necessidade para o uso de mídia removível, a transferência da informação contida na mídia seja monitorada.

    12.3 Cópias de segurança
    Objetivo: Proteger contra a perda de dados.
    12.3.1 Cópias de segurança das informações
    Controle
    Convém que cópias de segurança das informações, softwares e das imagens do sistema, sejam efetuadas e testadas regularmente conforme a política de geração de cópias de segurança definida.
    Diretrizes para implementação
    Convém que a política de backup seja estabelecida para definir os requisitos da organização relativos às cópias de segurança das informações, dos softwares e dos sistemas.
    Convém que a política de backup defina os requisitos para proteção e retenção.
    Convém que os recursos adequados para a geração de cópias de segurança sejam disponibilizados para garantir que toda informação e software essenciais possam ser recuperados após um desastre ou a falha de uma mídia.
    a) registros completos e exatos das cópias de segurança e documentação apropriada sobre os procedimentos de restauração da informação, os quais convém que sejam produzidos;
    b) a abrangência (por exemplo, completa ou diferencial) e a freqüência da geração das cópias de segurança reflitam os requisitos de negócio da organização, além dos requisitos de segurança da informação envolvidos e a criticidade da informação para a continuidade da operação da organização;
    c) convém que as cópias de segurança sejam armazenadas em uma localidade remota, a uma distância suficiente para escapar dos danos de um desastre ocorrido no local principal;
    d) convém que seja dado um nível apropriado de proteção física e ambiental das informações das cópias de segurança (ver 11), consistentes com as normas aplicadas na instalação principal;
    e) convém que as mídias de backup sejam regularmente testadas para garantir que elas são confiáveis no caso do uso emergencial; Convém que isto seja combinado com um teste de restauração e checado contra o tempo de restauração requerido. Convém que os testes da capacidade para restaurar os dados copiados sejam realizados em uma mídia de teste dedicada, não sobrepondo a mídia original, no caso em que o processo de restauração ou backup falhe e cause irreparável dano ou perda dos dados;
    f) em situações onde a confidencialidade é importante, convém que cópias de segurança sejam protegidas através de encriptação.

    Sabendo disso, vamos analisar a questão:
    O pendrive é muito utilizado para fazer backup por se tratar de um dispositivo seguro e de fácil manuseio, permitindo ao usuário conduzir o backup dos computadores da empresa para sua residência.
    De acordo com a leitura do trecho da norma, em empresas, deve-se utilizar mídias e sistemas adequados para a realização e armazenamento dos backups.
    Um pendrive poderia ser facilmente perdido e causar vazamentos de informações empresariais. Em caso de falha nos sistemas da empresa, a rápida restauração dos dados contidos nesse backup, que se encontra na residência do funcionário, poderia ser muito demorada. Além da mídia não ser testada quanto a possível restauração.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • não é seguro coisa nenhuma

  • Pendrive não é tão seguro como informado no enunciado.
  • PEN DRIVE NÃO É SEGUROOOOO. Qualquer um pode pegar/roubar e acessar seus dados já que o acesso é mais fácil e não exige conexão com a internet diferente um armazenamento em nuvem que exgem conexão, login e senha. Por exemplo meu HD quebrou então perdi meus dado, isso é ter segurança? Se fosse na nuvem somente apagando pra perder. ENTENDAAAM. Pen drive, HD NÃO SÃO SEGUROOOOOS e podem ser facilmente acessados.

  • O examinador pode interpretar essa questão do jeito que ele quiser. Nada a ver.

  • Não vejo como errada pelo seguinte motivo: os pendrives, por utilizarem memória flash, são dispositivos não recomendados para backups, principalmente, quando se tratar de arquivos de uma empresa como refere a questão, tornando inseguro.

  • Questão ridícula, pois a unica diferença entre um Pendrive e um HD Externo está na Capacidade de Armazenamento. Levar ou não tem nada a ver com Back Up.

  • O pendrive é muito utilizado para fazer backup por se tratar de um dispositivo seguro???

    • Drives USB são facilmente perdidos ou roubados. Se não foi feito o backup dos dados, isso pode significar horas de trabalho perdido. Fotos podem ser perdidas para sempre.

    • Se a unidade USB não for criptografada, informações pessoais valiosas poderiam cair nas mãos de pessoas erradas.

    • Os atacantes usam drives USB para infectar computadores com códigos mal-intencionados ou malware. Quando conectado a uma máquina, é feito downloads de códigos infectados para o disco rígido, e pode passar de um computador para outro.

    • Drives USB podem ser infectados durante a fabricação. E quando esses dispositivos são conectados a um computador, o malware irá transferir-se para a nova máquina e instalar-se.

    • Se alguém tiver acesso ao seu computador pode usar drives USB para roubar informações confidenciais.

    • Os drives USB podem ser usados para reiniciar um sistema poucos minutos depois de ter sido desligado, e copiar todo o disco rígido, ou senhas importantes.

    _________

    Fonte: Dário de TI.

  • O que mais tem no mercado é Pen Drive de 128GB ou mais de memória. O que impede, de alguém usar um pen drive desse, criptografar os dados e usar com backup?? Tanto pode se roubar um pen drive na rua, como pode roubar tb um HD externo.

    Relativo a resposta dessa questão, ficando a critério da banca. Como sempre, A CESPE escolhe a resposta que ela quer.

  • Não é seguro pois você pode perde-lo, (dispositivo pequeno que você pode levar no bolso, carro, bolsa.. Muito fácil de extraviar) ao meu ver o erro é esse, afirmar que é seguro!

  • Nem seguro nem muito utilizado. Quem você conhece que usa pen drive hoje em dia? haha

  • Se a gente coloca errado, eles podem alterar para certo justificando que o que não é seguro é utilizar CD e DVD, questão subjetiva demais

  • OLHA QUE EXAMINADOR FELA DA *&¨r%#$%¨*....

  • Para o examinador, o arquivo de backup no pendrive é da CIA.