SóProvas


ID
2966779
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Depois de conviver por mais de dez dias sem a polícia nas ruas, o que resultou no aumento da criminalidade, com o registro de mais de cinquenta homicídios, roubos e arrastões, a população do Rio Grande do Norte começa a sentir a sensação de retorno do clima de normalidade.

                               Internet:<http://radioagencianacional.ebc.com.br>  (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item que se segue.


Pela primeira vez na história e por solicitação da prefeitura municipal, Porto Alegre recebeu o apoio de tropas federais para reforçar a segurança pública, por motivo da ocorrência de importante julgamento naquela capital.

Alternativas
Comentários
  • Foi a terceira vez que o governo federal enviou tropas federais para garantir a segurança no Rio Grande do Norte, desde 2016.

    GABARITO: Errado

  • Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul.

    "Portalegre" sim é uma cidade do Rio Grande do Norte...

    Fonte: Google.

    Talvez tiveram erros de digitação nesta questão. Creio que acertei a questão "por vias tortas".

  • Quando vi o enunciado RN e a questão Porto Alegre o.O

    Coloquei errado, mesmo sem base desse assunto.

  • Não foi a primeira tentativa, e sim, a primeira vez que o governo enviou tropas federais para melhorar a segurança no RN.

  • Segurança pública é tema complexo e recorrente que reúne informações estruturais e contextuais e desta forma se faz necessário acompanhar suas atualizações pelo noticiário com grande atenção. A questão ressalta a importância de acompanhar o noticiário com atenção e frequência já que o texto associado e o tema do item a ser julgado não são o mesmo assunto, o que pode induzir erros. 

    Análise do item:

    O pedido de tropas federais feito pelo prefeito de Porto Alegre ocorreu em função do julgamento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e foi prontamente negado pelo Poder Executivo Federal, dada a inconstitucionalidade do pedido, que só pode ser realizado constitucionalmente pelo governador do estado, sendo o prefeito uma autoridade sem a prerrogativa de realizar este tipo de ação. 

    Gabarito do professor: Errado.