SóProvas


ID
2966881
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Muitas vezes é solicitada ao psicólogo a emissão de documentos escritos decorrentes da avaliação psicológica. A produção desses documentos exige que ele saiba o conceito, a finalidade e a estrutura de cada um deles. Considerando essa informação, julgue o item a seguir conforme orientação do Manual de elaboração de documentos decorrentes de avaliações psicológicas (Resolução CFP n.º 7/2003).


Relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e(ou) condições psicológicas que tem a finalidade de apresentar os procedimentos e as conclusões geradas pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e a evolução do caso e orientando e sugerindo projeto terapêutico.

Alternativas
Comentários
  • Esta resolução na presente data será substituída pela Resolução CFP 6 de 2019 no dia 29 de junho de 2019.

  • Resolução 2019

    Art. 8o - Constituem modalidades de documentos psicológicos:

    I - declaração;

    II - Atestado Psicológico;

    III - Relatório;

    a) Psicológico;

    b) Multiprofissional;

    IV - Laudo Psicológico;

    V - Parecer Psicológico.

    Resolução 2013

    1. Declaração * 2. Atestado psicológico 3. Relatório / laudo psicológico 4. Parecer psicológico *

    SE essa questão caísse hoje, estaria ERRADA!

  • Hoje com a nova resolução o Laudo e Relatório não são a mesma coisa. Segue o conceito de ambos:

    • O relatório psicológico consiste em um documento que, por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendidapodendo também ter caráter informativo. Visa a comunicar a atuação profissional da(o) psicóloga(o) em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico.

    • O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.

    Fonte: RESOLUÇÃO CFP 06/2019

  • Colocar para revisar ! Está errada hoje em dia