Gab A
Livro Razão
Apesar de ser um dos livros contábeis obrigatórios, não são exigidos termos para abri-lo e encerrá-lo, nem que seja autenticado na Junta Comercial.
O livro razão controla os saldos de contas registradas no diário de forma individualizada, resumindo-as e revelando o fechamento correto, dados em aberto ou contas a pagar ou receber não honradas. Mesmo abrangendo também os lançamentos do grupo de resultados, o foco são as contas que afetam o resultado do patrimônio.
(A)
"registrar, individualmente, a movimentação ocorrida em cada conta" ( Lembre-se do Razonete)
O livro Razão: É o mais importante dentre aqueles utilizados pela Contabilidade. Por meio dele, é possível controlar, de forma separada, o movimento de todas as Contas. Destaca-se que não há necessidade de registro do Livro Razão. No entanto, o mesmo deve conter termo de abertura e encerramento, com a assinatura do contabilista e do responsável pela empresa.
O livro diário: É um livro que contém o registro de todo e cada lançamento em ordem cronológica, fato que nos permite compreender a sequência de acontecimentos ocorridos na empresa
Livro Caixa: utilizado no registro de entrada e saída de dinheiro, a fim de apresentar instantaneamente o seu saldo.
Livros Fiscais: são livros de escrituração contábil nos quais são registra os fatos sujeitos à legislação tributária