-
São três as principais formas de irrigação localizada: gotejamento, microaspersão e tubo perfurado.
Gotejamento: nesse tipo de irrigação a água é levada ao pé da planta ou a um cocho úmido por uma extensa rede de tubulação fixa e de baixa pressão. A liberação de água para o solo é feita pontualmente através de gotejadores, na forma de gotas e em vazões reduzidas.
Microaspersão: nessa forma de irrigação a água é localmente aspergida pelos microaspersores em pequenos círculos, junto ao pé da planta. A condução é feita por rede fixa e extensa de tubos até os microaspersores que operam com baixas pressões.
Tubo perfurado: nesse caso não existem emissores. As funções são desempenhadas por orifícios ou poros feitos no tubo com muita precisão.
Com relação ao gotejamento, por ser método no qual a água é dispersa em gotas e a vazão é reduzida há, consequentemente, uma economia de água. A eficiência também é observada, já que a água é liberada exatamente no ponto de necessidade.
Assim, dentre as opções das alternativas, a alternativa E é a que mais retrata uma característica da irrigação por gotejamento.
Gabarito: Letra E.
Fonte: NETTO, José Martiniano de Azevedo. Manual de Hidráulica. 8ª ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.
-
UFC/2019
São características do sistema de irrigação por gotejamento, exceto:
a) Não permite o uso de fertirrigação. (Resposta)
b) Os emissores possuem baixa vazão.
c) Possibilita alta frequência de irrigação.
d) Permite a automação do seu funcionamento.
e) Exige água de boa qualidade ou um bom sistema de filtragem.
TCE-PE/CESPE/2017
A irrigação por inundação é uma irrigação por superfície que cobre o terreno com uma lâmina de água e pode ser usada na maioria das culturas, e a irrigação por gotejamento, indicada para culturas de alto retorno econômico, é um tipo de irrigação localizada em que a água é levada até o pé da planta, aumentando a eficiência na distribuição dessa água com economia de energia.
CERTO
UNEB/2012
a) A utilização de irrigação por gotejamento nas lavouras diminui o consumo de água e de energia.
-
Falou gotejamento, tem que vir na nossa cabeça: implantação de alto custo, usado em produções de alto retorno econômico, economia de água pois sua aplicação é localizada na planta, não é desperdiçada em outras áreas, automatizado e exige filtração senão pode entupir os caninhos, entres outros motivos tbm...
Abraços, bons estudos.