SóProvas


ID
2970280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No modelo OSI, é função da camada física

Alternativas
Comentários
  • Segundo Tanenbaum, a camada física trata da transmissão de bits brutos por um canal de comunicação. O projeto da rede deve garantir que, qunado um lado enviar um bit 1, o  outro lado o receberá  como um bit 1, não como um bit 0. Nesse caso, as questões mais comuuns são a voltagem a ser usada para representar um bit 1 e um bit 0, a quantidade de nanossegundos que um bit deve durar , o fato de transmissão poder ser ou não realizada nos dois sentidos simultaneamente, a forma como a conexão inicial será estabelecida e de que a maneira ela será encerrada quando ambos os lados tiverem estabelecida e de que maneira ela será encerrada quando ambos os lados tiverem terminado, e ainda quantos pinos o conector de rede terá e qula será a finalidade de cada pino. Nessa situação, as questões de projeto lidam em grande parte com interfaces mecânicas, elétricas e de sincronização, e com o meio físico de transmissão que se situa abaixo da camada física.

  • A - física

    B - transporte - FIM a FIM é só transporte

    C - Enlace - segundo o Cespe, controle de congestionamento é a camada de REDE do TCP/IP, logo, Enlace no OSI

    D - enlance

    E - sessao

    2014

    No modelo TCP/IP o controle de congestionamento e de fluxo são serviços oferecidos pela camada de interface com a rede.

    certa

    2011

    O protocolo TCP usa o controle de congestionamento fim a fim em vez de controle de congestionamento assistido pela rede.

    Certa

    2017

    No modelo de referência para a interconexão de sistemas abertos (OSI), uma camada superior tem a função de suprir a lacuna de funcionalidade da camada inferior. Por exemplo, a camada de Rede, com relação à camada de Enlace de Dados, tem a função de

     a) realizar a confirmação da recepção e entrega de mensagens.

     b) controlar o tráfego de quadros nos dispositivos transmissores.

     c) verificar os erros de transmissão nos quadros recebidos.

     d) coordenar a fragmentação dos dados em quadros no processo de transmissão.

     e) estabelecer os limites dos quadros para possibilitar a identificação do fluxo pelo receptor.

  • Camada Física: A camada física é o alicerce sobre o qual a rede é construída. A camada física trata da transmissão de bits normais por um canal de comunicação. O projeto da rede deve garantir que, quando um lado enviar um bit 1, o outro lado o receberá como um bit 1, não como um bit 0. As questões mais comuns aqui são quais os sinais elétricos que devem ser usados para representar um bit 1 e um bit 0, a quantidade de nanossegundos que um bit deve durar, se a transmissão pode ou não ser realizada simultaneamente nos dois sentidos, a forma como a conexão inicial será estabelecida e de que maneira ela será encerrada quando ambos os lados tiverem terminado, e ainda quantos pinos o conector de rede terá e qual será a finalidade de cada pino.

    Redes de computadores e a internet, 5° Edição, Kurose

  • a) estabelecer e liberar conexões, além de definir a sequência de pinos de conectores e suas respectivas funções.

    b) realizar a fragmentação das mensagens fim a fim, quando necessário

    Transporte:

    c) realizar o controle de congestionamento entre hosts

    Rede

    d) quebrar os dados de entrada em quadros, bem como criar e reconhecer as fronteiras dos quadros

    Enlace

    e) gerenciar o diálogo de uma forma ordenada para determinado serviço solicitado

    Sessão

  • Camada Fisica-> Trata os BITS Brutos e como serão transformados no meio físico.

    EX : Ethernet RJ45/ Fibra óptica / radio / placa de rede/ Par trançado.

    isso ae Concurseiro Bruto!!!

  • A) Certo. A camada física é responsável, dentre outras, pelas seguintes funções: tratar das especificações mecânicas (definir a sequência de pinos de conectores e suas respectivas funções) e também pela configuração da linha, ou seja, a conexão dos dispositivos com o meio físico (estabelecer e liberar conexões).

    B) Errado. A fragmentação fim a fim de mensagens é realizada pela camada de transporte. Fique atento a essa expressão “fim a fim” que normalmente está associada a camada de transporte.

    C) Errado. O controle de congestionamento entre hosts (fim a fim) é realizado pela camada de transporte. O controle de congestionamento refere-se aos mecanismos e às técnicas para controlar o congestionamento e manter a carga abaixo da capacidade. O volume de dados enviado por um remetente não é apenas controlado pelo receptor (controle de fluxo), mas também é determinado pelo nível de congestionamento na rede.

    d) Errado. Quebrar os dados de entrada em quadros, bem como criar e reconhecer as fronteiras dos quadros são funções da camada de enlace. O nome da PDU (Packet Data Unit) da camada de enlace é quadro (frame).

    e) Errado. Gerenciar o diálogo de uma forma ordenada para determinado serviço solicitado é função da camada de sessão. A camada de sessão é responsável pelo controle de diálogo e pela sincronização.

  • estabelecer e liberar conexões, além de definir a sequência de pinos de conectores e suas respectivas funções.

  • 1º Fisica- Define os meios de conexão entre as máquinas.

    Espero ter ajudado!

  • Complementando o bizu do colega...

    Primeiro você entra na loja FÍSICA (1ºcamada), depois escolhe um QUADRO (2ºcamada enlace) depois que comprar você manda fazer um pacote (3ªcamada-rede), feito o pacote, vc o despacha por uma TRANSPORTADORA a um "amigo" q conheceu no APLICATIVO Tinder...;-)

    Agora, indo no estudo raiz, segundo [2], "o TCP também fragmenta mensagens longas em segmentos mais curtos e provê mecanismo de controle de congestionamento, de modo que uma origem reduz sua velocidade de transmissão quando a rede está congestionada".

    [2] ainda informa q, "no final da década de 1980, foram agregadas importantes extensões aoTCP para implementação do controle de congestionamento baseado em hospedeiros", e que "o TCP também inclui um mecanismo de controle de congestionamento, um serviço voltado ao bem-estar geral da Internet e não ao benefício direto dos processos comunicantes".

    Já para[2], "o controle de congestionamentona Internet agora é feito em grande parte tomando ação nacamada de transporte, usando perdas de pacotes como umsinal de congestionamento";

    Fonte:

    [1] Tanenbaum, Redes

    [2] Redes de computadores e a internet, 5° Edição, Kurose

  • A camada física do modelo OSI, também chamada de layer 1 ou physical layer, trata da transmissão transparente de sequências de bits pelo meio físico, sendo a parte final da comunicação, ou seja, onde a transmissão pelo meio de comunicação realmente acontece.

    Fonte:http://www.dltec.com.br/blog/redes/camada-fisica-do-modelo-osi/#:~:text=A%20camada%20f%C3%ADsica%20do%20modelo,meio%20de%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20realmente%20acontece.

  • A camada física coordena as funções exigidas para transportar um fluxo de bits por um meio físico. Ela lida com as especificações mecânicas e elétricas da interface e do meio de transmissão. Define, também, os procedimentos e funções que os dispositivos físicos e interfaces precisam executar para que a transmissão ocorra. 

    Fonte: Livro Protocolo TCPIP 3°

    GAB A

  • Gabarito: Letra A

    Camada Física - é o caminho que os pacotes percorrem para chegar ao destino. Nesta camada são especificados os dispositivos, como hubs e os meios de transmissão, como os cabos de rede. Os dados são transmitidos por esses meios e processados na próxima camada.

  • Gabarito: A.

    Camada de Aplicação: fornece acesso aos recursos de rede

    Camada de Apresentação: responsável pela tradução, criptografia, autenticação e compressão de dados.

    Camada de Sessão: responsável pelo estabelecimento, gerenciamento e término de conexões lógicas entre dois usuários finais.

    Camada de Transporte: responsável pela entrega confiável fim-a-fim e pela recuperação de erros.

    Camada de Rede: responsável pela entrega de um pacote ao destino final.

    Camada de Enlace: responsável pela entrega de dados nó a nó.

    Camada Física: responsável pelas especificações mecânicas e elétricas do meio de transmissão.

    Fonte: Forouzan, Comunicação de Dados e Redes de Computadores (4a ed.)

    Bons estudos!

  • Segundo Tanenbaum, a camada física trata da transmissão de bits brutos por um canal de comunicação. O projeto da rede deve garantir que, qunado um lado enviar um bit 1, o outro lado o receberá como um bit 1, não como um bit 0. Nesse caso, as questões mais comuuns são a voltagem a ser usada para representar um bit 1 e um bit 0, a quantidade de nanossegundos que um bit deve durar , o fato de transmissão poder ser ou não realizada nos dois sentidos simultaneamente, a forma como a conexão inicial será estabelecida e de que a maneira ela será encerrada quando ambos os lados tiverem estabelecida e de que maneira ela será encerrada quando ambos os lados tiverem terminado, e ainda quantos pinos o conector de rede terá e qula será a finalidade de cada pino. Nessa situação, as questões de projeto lidam em grande parte com interfaces mecânicas, elétricas e de sincronização, e com o meio físico de transmissão que se situa abaixo da camada física.

    14

  • Gabarito: Alternativa A

    Modelo OSI – 7 CAMADAS

    Camadas AASTREF:

    7 – APLICAÇÃO → ALTA – Protocolos TUDO QUE TEM PORTA → HTTP; HTTPS; FTP, DNS; DHCP, TELNET; SSH; POP3; SMTP; IMAP4.

    Define os protocolos a serem usados de acordo com a solicitação do aplicativo ou do usuário.(SMTP, IMAP, HTTPS, FTP)

    6 – APRESENTAÇÃO → realiza transformações, tais como compressão e criptografia, nos dados. → SSL, TLS, MIME.

    Traduz a mensagem para o formato padrão, universal;

    5 – SESSÃO → Controla as conexões entre computadores.

    4 – TRANSPORTE – Protocolos → TCP e UDP, RIP. → Divide a mensagem em pacotes sequenciais e adiciona um número de controle (TCP, UDP).

    Os protocolos de transporte são executados apenas nos sistemas finais, para facilitar a implementação.

    3 – REDES – Protocolos → IP (Anda junto do ICMP)Roteador pertence a essa camada. → IP – Endereço lógico

    • Máscaras de redes

    classe A: 255.0.0.0 (primeiro octeto se refere à rede, os demais ao host);

    classe B: 255.255.0.0 (os dois primeiros octetos se referem à rede, os demais ao host);

    classe C: 255.255.255.0 (apenas o último octeto se refere ao host).

    2 – ENLACE → Trata e detecta erros de transmissão. → PPP (point to point). → MAC – Endereço físico.

    → A função da camada de enlace de dados é fornecer serviços à camada de rede. O principal serviço é transferir dados da camada de rede da máquina de origem para a camada de rede da máquina de destino.

    → A camada de enlace possui a função de detectar e (opcionalmente) corrigir erros e problemas encontrados no nível físico.

    Ethernet.

    1 – FÍSICA → BAIXA – Envia bits brutos.

    Compreende as especificações de hardware que é utilizado na rede, ou seja, especificações elétricas, mecânicas e físicas, convertendo em sinais os quadros da camada de ligação em sinais compatíveis com o meio de transmissão.

  • Complementando o bizu do colega...

    Primeiro você entra na loja FÍSICA (1ºcamada), depois escolhe um QUADRO (2ºcamada enlace) depois que comprar você manda fazer um pacote (3ªcamada-rede), feito o pacote, vc o despacha por uma TRANSPORTADORA a um "amigo" q conheceu no APLICATIVO Tinder...;-)

    Agora, indo no estudo raiz, segundo [2], "o TCP também fragmenta mensagens longas em segmentos mais curtos e provê mecanismo de controle de congestionamento, de modo que uma origem reduz sua velocidade de transmissão quando a rede está congestionada".

    [2] ainda informa q, "no final da década de 1980, foram agregadas importantes extensões aoTCP para implementação do controle de congestionamento baseado em hospedeiros", e que "o TCP também inclui um mecanismo de controle de congestionamento, um serviço voltado ao bem-estar geral da Internet e não ao benefício direto dos processos comunicantes".

    Já para[2], "o controle de congestionamentona Internet agora é feito em grande parte tomando ação nacamada de transporte, usando perdas de pacotes como umsinal de congestionamento";

    Fonte:

    [1] Tanenbaum, Redes

    [2] Redes de computadores e a internet, 5° Edição, Kurose

  • CAMADA FÍSICA - BITS

    Camada totalmente orientada à hardware; define as especificações elétricas e físicas da conexão de dados. USB/DSL

    Transmitir bits através de um meio físico; prover especificações mecânicas e elétricas.

    > Hub (e placa de rede também)

    _si vis pacem para bellum

  • a) Correto: estabelecer e liberar conexões, além de definir a sequência de

    pinos de conectores e suas respectivas funções. Camada de Transporte.

    b) Incorreto: realizar a fragmentação das mensagens fim a fim, quando

    necessário. Camada de Transporte.

    c) Incorreto: realizar o controle de congestionamento entre hosts. Camada

    de Rede.

    d) Incorreto: quebrar os dados de entrada em quadros, bem como criar e

    reconhecer as fronteiras dos quadros. Camada de Enlace.

    e) Incorreto: gerenciar o diálogo de uma forma ordenada para determinado

    serviço solicitado. Camada de Sessão.

    Gabarito: Letra A.

  • Gabarito: Letra A

    A camada física trata da transmissão de bits normais por um canal de comunicação.

    (...)

    As questões mais comuns aqui são:

    • quais os sinais elétricos que devem ser usados para representar um bit 1 e um bit 0;
    • a quantidade de nanossegundos que um bit deve durar;
    • se a transmissão pode ou não ser realizada simultaneamente nos dois sentidos;
    • a forma como a conexão inicial será estabelecida e de que maneira ela será encerrada quando ambos os lados tiverem terminado; e
    • quantos pinos o conector de rede terá e qual será a finalidade de cada pino.

    Tanenbaum, Andrew S.

    Redes de Computadores 5ª Edição/ Andrew S. Tanenbaum e David Wetherall.

  • (CESPE 2006) A camada física do modelo OSI tem como função a transmissão de bits no canal de comunicação e está relacionada às características mecânicas, elétricas e de temporização das interfaces e do meio de transmissão. (CERTO)

    (CESPE 2009) A função de transmitir bits sobre um canal de comunicação está associada à camada física. (CERTO)

  • Cuidado!

    Realizar o controle de congestionamento entre hosts é função da camada de transporte, por meio do protocolo TCP.

    Ou pode ser feito na camada de Enlace, por meio do MAC ou LLC.

  • Estabelecer e liberar conexões (transmissões dos bits), além de definir a sequência de pinos de conectores e suas respectivas funções. (a camada física ainda olha para a pinagem e as conexões. Ou seja, é uma área muito relacionada a engenharia elétrica e não tanto a ciência da computação. Aqui é importante pensar o que cada pino irá fazer. Lida em grande parte com interfaces mecânicas, elétricas e de sincronização, e com o meio físico de transmissão que se situa abaixo da camada física).

    https://blog.grancursosonline.com.br/camada-fisica-de-rede/

  • GAB: A

    1. A camada física coordena as funções necessárias para transportar um fluxo de bits através de um meio físico de um hop para o seguinte.
    2. Ela trata das especificações mecânicas e elétricas da interface e do meio de transmissão. Ela também define os procedimentos e funções que os dispositivos físicos e interfaces têm de executar para que a transmissão seja possível. 

    (CESPE) A camada física do modelo OSI tem como função a transmissão de bits no canal de comunicação e está relacionada às características mecânicas, elétricas e de temporização das interfaces e do meio de transmissão (C) 

    B) Errado. A fragmentação fim a fim de mensagens é realizada pela camada de transporte

    C) Errado. O controle de congestionamento entre hosts (fim a fim) é realizado pela camada de transporte.

    d) Errado. Quebrar os dados de entrada em quadros, bem como criar e reconhecer as fronteiras dos quadros são funções da camada de enlace.

    e) Errado. Gerenciar o diálogo de uma forma ordenada para determinado serviço solicitado é função da camada de sessão. A camada de sessão é responsável pelo controle de diálogo e pela sincronização.

  • Gab a! Modelo OSI, Camada 1 - física:

    Comunicação de bit bruto. Via cabeamento ou ondas eletromagnéticas.

  • Letra A

    Camada Física

    - Transmissão de bits brutos

    - Especificações mecânicas e elétricas

    - Não garante a entrega confiável (não está livre de erros)

    - Palavras: bits / ethernet / bits / bytes / cabos / conectores / hub / repetidor

    (CESPE) No modelo OSI, é função da camada física, estabelecer e liberar conexões, além de definir a sequência de pinos de conectores e suas respectivas funções. (CERTO)

    __

    (CESPE) A camada física do modelo OSI tem como função a transmissão de bits no canal de comunicação, e está relacionada as características mecânicas, elétricas e de temporização das interfaces e do meio de transmissão. (CERTO)

    __

    (CESPE) A função de transmitir bits sobre um canal de comunicação está associada à camada física. (CERTO)

  • (a) Correto, essa é uma função da camada física;

    (b) Errado, função da camada de transporte;

    (c) Errado, função da camada de transporte;

    (d) Errado, função da camada de enlace;

    (e) Errado, função da camada de sessão