-
1000Base-X (IEEE 802.3z)
O padrão 1000BASE-X utiliza a codificação 8b/10b. Este código que foi desenvolvido pela IBM codifica 8 bits de dados em 10 bits para a transmissão. A redundância de 20% fornece os benefícios citados abaixo:
- Fácil recuperação do clock
- Não há componente DC
- Correção de Erro.
A codificação 8b/10b foi desenvolvida com o intuido de permitir um baixo custo dos compontes utilizados no projeto.
https://www.gta.ufrj.br/grad/01_2/gigabit/principal.htm
-
Ethernet - No Ethernet padrão a camada física utiliza da codificação "Manchester".
Fast Ethernet - Já na FastEthernet, a camada física utiliza a codificação "Código 4B/5B"
Gigabit Ethernet - Para enviar bits por versões da gigabit Ethernet, a codificação 8B/10B foi emprestada de outra tecnologia de redes, chamada Fibre Channel. Esse esquema codifica 8 bits de dados em dez palavras de código de 10 bits, que são enviadas pelo fio ou fibra, daí o nome 8B/10B.
Redes de computadores, 5° Edição, Tanebaum
-
Não conhecia este conceito,cheguei a marcar a B ,mas desmarquei e escolhi a D,mas enfim vivendo e aprendendo.
-
assim fica complicado viu
-
B
-
resumindo a miúdos:
Gigabit Ethernet utiliza a codificação 8b/10b.---->>O padrão 1000BASE-X utiliza a codificação 8b/10b.
Ethernet - No Ethernet padrão a camada física utiliza da codificação "Manchester".
Fast Ethernet - Já na FastEthernet, a camada física utiliza a codificação "Código 4B/5B"v
-
Gabarito B : No caso do padrão 1000Base-X, se emprega a codificação 8b/10b, em que, para cada 8 bits de dados, são usados10 bits para a transmissão.
A tecnologia 10 Gigabit Ethernet foi padronizada em 2002 com o IEEE 802.3ae. Dentre suas características básicas, exclui-se o algoritmo CSMA/CD do subnível MAC, uma vez que ela opera apenas ponto a ponto. O seu modo de transmissão é somente Full-Duplex, e o cabeamento a ser utilizado pode ser em fibra óptica – multímodo e monomodo ou com cabeamento UTP Categoria 6a.
Devido à grande distância atingida pelo cabeamento de fibra óptica monomodo – 40 km – ela já está sendo usada em redes metropolitanas.
Uma desvantagem da rede 10 Gigabit Ethernet é que ela pode ser somente ponto-a-ponto, o que significa que ela não possui tecnologia broadcast (difusão), então ela tem usos bastante específicos, como em backbones.
A tecnologia utilizada é a 10GbaseX e o padrão IEEE é o 802.3ae. As tecnologias e produtos para o 10 Gigabit Ethernet são desenvolvidos por uma associação que conta com cerca de 80 membros, a 10GEA (10 Gigabit Ethernet Alliance).
Atualmente a tecnologia já está implantada no projeto Internet2 (o projeto é uma iniciativa do governo dos EUA, onde estão sendo montados e interligados vários backbones em todo o mundo. O objetivo da Internet2 é desenvolver e aprimorar tecnologias para a Internet). No backbone Abilene, o principal do projeto a tecnologia já foi implantada.
Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gigabit_Ethernet#:~:text=Gigabit%20Ethernet%20(GbE%20ou%201,no%20padr%C3%A3o%20IEEE%20802.3%2D2005.
-
Chute mais lindo que já fui capaz de realizar
-
GAB = B
Pula e vida que segue...
-
- AGigabit Ethernet é um protocolo sem compatibilidade com os padrões anteriores da família Ethernet e foi projetado para funcionar com fibra óptica e com par trançado.
-
- BNo caso do padrão 1000Base-X, se emprega a codificação 8b/10b, em que, para cada 8 bits de dados, são usados10 bits para a transmissão.
-
- CNo Gigabit Ethernet com transmissão em fibra óptica monomodo, a distância de enlace é limitada em 30 km.
-
- DO padrão Gigabit Media-Independent Interface permite a qualquer transceptor se conectar ao controlador, desde que isso ocorra no padrão 1000Base-X.
-
- ENo padrão 1000Base-T, são utilizados apenas 2-níveis PAM (pulse amplitude modulation).
não É sempre que funciona, mas ta vendo as palavras em negrito?
nishimura NELES KKKK
-
padrão 1000Base-X, se emprega a codificação 8b/10b, em que, para cada 8 bits de dados, são usados10 bits para a transmissão.
resposta letra;B
-
pesada!