SóProvas


ID
2970976
Banca
IF-GO
Órgão
IF-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) do número de PAS que podem sofrer exposições ocupacionais percutâneas, anualmente, é em mais de três milhões em todo o mundo e, desses acidentes, dois milhões envolvem exposição ao HBV, 9000.000 ao HCV e 170.000 ao HIV. Além disso, 66.000 casos de infecção com o HBV, 16.000 casos de HCV e 1.000 casos de HIV podem ter acontecido com profissionais de saúde após exposição percutânea, durante as atividades de trabalho. A equipe de enfermagem é a categoria que mais se envolve em acidentes ocupacionais com material biológico, fato caracterizado pelos tipos de procedimentos que executam e por representarem 75% do total de profissionais em serviços de saúde. Assim, como medidas protetivas da saúde desses trabalhadores, constam a percepção do risco biológico existente e a adesão ao uso de Equipamentos de Proteção e demais medidas de precaução, bem como a participação em programas de educação permanente sobre o tema. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • 5- PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS NOS CASOS DE EXPOSIÇÃO AOS MATERIAIS BIOLÓGICOS 5.1- CUIDADOS IMEDIATOS COM A ÁREA DE EXPOSIÇÃO Recomenda-se como primeira conduta, após a exposição a material biológico, os cuidados imediatos com a área atingida. Essas medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas. Apesar de não haver nenhum estudo que demonstre o benefício adicional ao uso do sabão neutro nesses casos, a utilização de soluções anti-sépticas degermantes é uma opção. Não há nenhum estudo que justifique a realização de expressão do local exposto como forma de facilitar o sangramento espontâneo. Nas exposições de mucosas, deve-se lavar exaustivamente com água ou com solução salina fisiológica. Procedimentos que aumentam a área exposta (cortes, injeções locais) e a utilização de soluções irritantes como éter, hipoclorito ou glutaraldeído são contra-indicados.

    Fonte:

    Gabarito: D - ????

  • Vanilson, a letra B está incorreta, pois diz que a ferida deve ser lavado com cloro.

  • Gabarito letra D, acidente de trabalho com material biológico é um agravo de notificação compulsória SEMANAL. Se for grave, fatal e em crianças e adolescentes, a periodicidade muda para IMEDIATA.

    Corrigindo as demais:

    a) Tempo entre a exposição e o atendimento:o primeiro atendimento após a exposição é uma urgência. A PEP deve ser iniciada o mais precocemente possível, com o limite máximo de 72h após a exposição. Após 72h, não está mais indicada a profilaxia antirretroviral.

    b) Recomenda-se como primeira conduta, após a exposição a material biológico, os cuidados imediatos com a área atingida. Essas medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas.

    c) Materiais biológicos SEM RISCO de TRANSMISSÃO HIV: suor, lágrima, fezes, urina, vômitos, saliva e secreções nasais.

    Materiais biológicos COM RISCO de TRANSMISSÃO HIV : sangue, sêmen, fluidos vaginais, líquidos de serosas (peritoneal, pleural, pericárdico), líquido amniótico, liquor, líquido articular e leite materno.

    FONTES:

    PROFILAXIA PÓS-EXPOSIÇÃO (PEP)DE RISCO À INFECÇÃO PELO HIV, IST E HEPATITES VIRAIS. MS, 2017

    &

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/04manual_acidentes.pdf