B) as patologias são situações específicas, mais raras para determinados tipos de placas cerâmicas e situações de uso.
C) uma das patologias mais comuns em fachadas é o desplacamento cerâmico, em alguns casos decorrente de perda de aderência, por causas naturais, dos materiais de fixação.
D)para garantir o desempenho de uma fachada com revestimento cerâmico, o projeto deve prever, por exemplo, o uso da membrana de poliéster, sem a necessidade da resina utilizada na proteção das juntas de movimentação verticais.
GABARITO LETRA A
A é importante a utilização de produtos em revestimento de fachadas que tenham superfície de fácil limpeza.(correto)
B as patologias são situações específicas, mais raras para determinados tipos de placas cerâmicas e situações de uso.(mais comuns)
C uma das patologias mais comuns em fachadas é o desplacamento cerâmico, em alguns casos decorrente de perda de aderência, por causas naturais, dos materiais de fixação.
D para garantir o desempenho de uma fachada com revestimento cerâmico, o projeto deve prever, por exemplo, o uso da membrana de poliéster, sem a necessidade da resina utilizada na proteção das juntas de movimentação verticais.
Alternativa A)
Essa questão é bem interessante, pois trata de manifestações patológicas bem comuns. Vamos analisar as alternativas e assinalar a correta:
(A) é importante a utilização de produtos em revestimento de fachadas que tenham superfície de fácil limpeza. CORRETA
Essa prática visa mitigar o surgimento de manifestações patológicas, facilitando uma manutenção periódica da fachada.
(B) as patologias são situações específicas, mais raras para determinados tipos de placas cerâmicas e situações de uso. INCORRETA
Na realidade, as manifestações patológicas são situações bem comuns, resultantes das mais variadas causas, como: contaminação do substrato (comprometendo a aderência entre o substrato e o revestimento), erro de dosagem do revestimento (relacionado à quantidade de aglomerante, água de amassamento, etc.), o teor de sais solúveis existentes nos materiais de execução (gerando eflorescências), dentre outras.
(C) uma das patologias mais comuns em fachadas é o desplacamento cerâmico, em alguns casos decorrente de perda de aderência, por causas naturais, dos materiais de fixação. INCORRETA
Sim, o desplacamento cerâmico é uma das manifestações patológicas mais comuns em fachadas. A perda de aderência do componente cerâmico com o substrato ocorre devido às tensões ultrapassarem a capacidade de aderência das ligações. A grande maioria dos casos de desplacamento ocorrem por assentamento sobre superfície contaminada ou pulverulenta, utilização de argamassa colante inapropriada, falta de detalhes construtivos (juntas de movimentação longitudinais e/ou transversais, por exemplo), deficiência na execução do assentamento, dentre outros.
(D) para garantir o desempenho de uma fachada com revestimento cerâmico, o projeto deve prever, por exemplo, o uso da membrana de poliéster, sem a necessidade da resina utilizada na proteção das juntas de movimentação verticais. INCORRETA
A resina é importante justamente para proteger as juntas de movimentação e garantir que elas trabalhem adequadamente, evitando fissuras, embricamentos e desplacamento.
Resposta: A