SóProvas


ID
2971480
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Cartão de visita de um empreendimento, a fachada responde também pela proteção e durabilidade da edificação. Por isso, as patologias associadas às fachadas são certamente um dos problemas mais temidos pelos construtores, principalmente quando, no caso do revestimento cerâmico ou de qualquer revestimento aderido, põem em risco a vida de pessoas.

Disponível em: http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/116/artigo287385-1.aspx


Com relação ao revestimentos de fachadas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • B) as patologias são situações específicas, mais raras para determinados tipos de placas cerâmicas e situações de uso.

    C) uma das patologias mais comuns em fachadas é o desplacamento cerâmico, em alguns casos decorrente de perda de aderência, por causas naturais, dos materiais de fixação.

    D)para garantir o desempenho de uma fachada com revestimento cerâmico, o projeto deve prever, por exemplo, o uso da membrana de poliéster, sem a necessidade da resina utilizada na proteção das juntas de movimentação verticais.

    GABARITO LETRA A

  • A é importante a utilização de produtos em revestimento de fachadas que tenham superfície de fácil limpeza.(correto)

    B as patologias são situações específicas, mais raras para determinados tipos de placas cerâmicas e situações de uso.(mais comuns)

    C uma das patologias mais comuns em fachadas é o desplacamento cerâmico, em alguns casos decorrente de perda de aderência, por causas naturais, dos materiais de fixação.

    D para garantir o desempenho de uma fachada com revestimento cerâmico, o projeto deve prever, por exemplo, o uso da membrana de poliéster, sem a necessidade da resina utilizada na proteção das juntas de movimentação verticais.

    Alternativa A)

  • Essa questão é bem interessante, pois trata de manifestações patológicas bem comuns. Vamos analisar as alternativas e assinalar a correta:

    (A) é importante a utilização de produtos em revestimento de fachadas que tenham superfície de fácil limpeza. CORRETA

    Essa prática visa mitigar o surgimento de manifestações patológicas, facilitando uma manutenção periódica da fachada.

    (B) as patologias são situações específicas, mais raras para determinados tipos de placas cerâmicas e situações de uso. INCORRETA

    Na realidade, as manifestações patológicas são situações bem comuns, resultantes das mais variadas causas, como: contaminação do substrato (comprometendo a aderência entre o substrato e o revestimento), erro de dosagem do revestimento (relacionado à quantidade de aglomerante, água de amassamento, etc.), o teor de sais solúveis existentes nos materiais de execução (gerando eflorescências), dentre outras. 

    (C) uma das patologias mais comuns em fachadas é o desplacamento cerâmico, em alguns casos decorrente de perda de aderência, por causas naturais, dos materiais de fixação. INCORRETA

    Sim, o desplacamento cerâmico é uma das manifestações patológicas mais comuns em fachadas. A perda de aderência do componente cerâmico com o substrato ocorre devido às tensões ultrapassarem a capacidade de aderência das ligações. A grande maioria dos casos de desplacamento ocorrem por assentamento sobre superfície contaminada ou pulverulenta, utilização de argamassa colante inapropriada, falta de detalhes construtivos (juntas de movimentação longitudinais e/ou transversais, por exemplo), deficiência na execução do assentamento, dentre outros.

    (D) para garantir o desempenho de uma fachada com revestimento cerâmico, o projeto deve prever, por exemplo, o uso da membrana de poliéster, sem a necessidade da resina utilizada na proteção das juntas de movimentação verticais. INCORRETA

    A resina é importante justamente para proteger as juntas de movimentação e garantir que elas trabalhem adequadamente, evitando fissuras, embricamentos e desplacamento.

    Resposta: A