SóProvas


ID
2971516
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Leia o texto a seguir.

“Porto Alegre precisa de um novo aeroporto”, afirma consultoria

A empresa de consultoria PwC divulgou o resultado de um estudo de pré-viabilidade sobre a construção de um novo aeroporto na região metropolitana de Porto Alegre. O Aeroporto Internacional Salgado Filho, que opera atualmente na cidade, conta com dois terminais de passageiros e tem capacidade para o transporte de 15,3 milhões de pessoas por ano. De acordo com o estudo, mesmo após a expansão, o aeroporto contará com capacidade para atender 18 milhões de passageiros, o que será insuficiente para sustentar o crescimento previsto.

Disponível em: http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/191/area-construida-286981-1.aspx


Com relação à viabilidade de empreendimentos de construção, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • estudo de viabilidade em projetos é uma ferramenta que auxilia o incorporador no momento de tomadas de decisões, como consulta à normas técnicas, regulamentos, leis e estudo do mercado.

    Também faz parte do estudo de viabilidade a , integração da equipe, e direitos e deveres de cada qual, entre outros.

    Primeiramente é realizado um processo de seleção e triagem de possíveis terrenos para o desenvolvimento do projeto, e uma breve análise para eleger o terreno escolhido.

    O próximo passo é checar as leis urbanísticas da cidade na qual a obra será realizada, como Plano Diretor, Plano Regional, Código de Obras e exigências de segurança. É importante destacar quais são os pontos mais importantes e que poderiam causar maior impacto no projeto de arquitetura e, consequentemente, na viabilidade da obra.

    Outra etapa importante do estudo de viabilidade em projetos é a análise do estudo de oferta na região escolhida para o projeto, com o objetivo de identificar possíveis nichos de mercado, e quais as dificuldades e oportunidades oferecidas pela região para o desenvolvimento da obra.

    Além disso, são realizados estudos de implantação e volumetria, testando possibilidades de arranjos para composição do pavimento, tipo de torres e implantações destas no terreno.

    O processo de desenvolvimento do estudo de viabilidade também necessita de um  econômico-financeira da obra. Costumam ser utilizadas ferramentas de análise de fluxo financeiro para verificar a vulnerabilidade da obra a certos parâmetros. Assim, é possível identificar os pontos que podem gerar problemas futuros para a obra.