SóProvas


ID
2971546
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Leia o trecho a seguir.

“(...) Para os agregados graúdos naturais (cascalho, seixo rolado, pedregulho) não existem restrições diferentes daquelas estabelecidas para o agregado britado de rochas, como os granitos, basaltos e outras. O cascalho deve apresentar boa distribuição granulométrica, ou seja, distribuição granulométrica contínua, com grãos menores que se encaixam nos vazios dos grãos médios, e todos, por sua vez, se encaixando nos vazios da matriz constituída pelos grãos de dimensões maiores. Deverão ainda apresentar fatores de forma apropriados, o mais aproximado possível da forma cúbica ou esférica, procurando-se evitar as formas achatadas que redundam em maior atrito interno, maior necessidade de água de molhagem e maior consumo de aglomerante, comparativamente com agregados cúbicos ou esféricos.

Agregados para concreto, naturais ou artificiais, devem ser inertes, duros e resistentes, atendendo a todas as exigências da norma ABNT NBR 7211 - Agregado para Concreto - Especificação. Não devem apresentar teores excessivos de argila ou matéria orgânica, contaminantes como sulfatos, sulfetos e cloretos solúveis, pirita e outros materiais ferruginosos. Não podem ainda apresentar quantidade importante de sílica amorfa, não cristalizada, que poderia redundar em reações expansivas com álcalis do cimento - Reação ÁlcaliAgregado (RAA).(...)”

Disponível em: http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/183/ipt-responde-agregados-285938-1.aspx


Quanto a RAA, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Reação álcali-agregado são óxidos de potássio e de sódio (K2O + NA2O), uma reação deletéria, com sigla de RAA.

    Vem sendo estudada desde 1940, por STANTON, quando realizou o primeiro estudo na Califórnia, e concluiu que as fissuras e expansões no concreto eram originadas pelos hidróxidos-alcalinos (cimento, da água de amassamento, de aditivos químicos, de adições pozolânicas, alguns tipos de minerais presentes nos agregados, entre outros).

    O cimento e seus agregados, em presença de umidade, a reação RAA, se expande, gera fissuras, deslocamentos e podem levar a um comprometimento das estruturas de concreto.

  • Reação Álcali-Agregado

    Expansão por ação das reações:

    Álcalis do concreto + Agregados Reativos

    Recomenda-se:

    Cobrimento

    Controle de Fissuração

    Concreto de Baixa Porosidade

  • Amigos, antes de mais nada, precisamos entender o que é e o que desencadeia a Reação Álcali-Agregado (RAA).

    A reação álcali-agregado (RAA) é a reação química em meio úmido entre os hidróxidos alcalinos (Sódio e Potássio) – presentes no Cimento Portland, água de amassamento, agregados, pozolana, etc. – e alguns constituintes mineralógicos do agregado (como, por exemplo, a sílica). Ela geralmente tem caráter expansivo e essa expansão é a principal causa da degradação do concreto. Ela tanto pode ocorrer com o agregado miúdo como com o graúdo.

    Trata-se do ataque químico dos minerais potencialmente reativos do agregado por compostos resultantes dos álcalis presentes na estrutura interna do concreto, formando géis ou cristais (produtos sílico-cálcico-alcalinos). Estes géis ao absorverem água se tornam expansivos e se não houver poros suficientes para alojar os produtos resultantes, o esqueleto sólido do concreto fica tensionado, causando fissurações, deslocamentos estruturais e diminuição da resistência do concreto.

    As tensões de expansão envolvidas podem atingir patamares muito elevados (chegando até 400 MPa) impossíveis de serem resistidos pelo concreto.

    Os tipos de reação álcali-agregado são: reação álcali-sílica (RAS), álcali-silicato e álcali-carbonato (RAC).

    A Reação Álcali-Agregado é extremamente danosa ao concreto, fazendo com que sua resistência diminua significativamente. A melhor maneira de combate à reação álcalis-agregado (RAA) é evitar sua ocorrência ANTES DA CONSTRUÇÃO, ou reduzir seus efeitos caso ela tenha se manifestado com a obra pronta.

    Resposta: C