-
PARECER DA BANCA
Como esclarece Gil (2007), o diagnóstico de necessidades de Treinamento e Desenvolvimento “é um processo para identificar carências de indivíduos ou grupos para a execução das tarefas necessárias para o alcance dos objetivos da organização.”
É concebido como pesquisa que se desenvolve em 3 níveis, a saber:
a) Análise organizacional: consiste na identificação dos níveis de eficiência e eficácia da organização a fim de determinar as formas de treinamento que poderão contribuir para a sua elevação.
b) Análise das tarefas: consiste na identificação das atividades que compõem as tarefas bem como dos requisitos pessoais necessários para o seu desempenho eficaz.
c) Análise dos recursos humanos: consiste na identificação junto aos empregados, dos níveis de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas para a execução das tarefas que executam.
O Diagnóstico de Necessidades de Treinamento – DNT, costuma ser desenvolvido com base em projeto elaborado pelo órgão de treinamento. Os gestores e empregados são apenas fornecedores de informação.
Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.
-
Letra A e E podem muito bem ser julgadas como a mesma proposta intencional.
-
-
P/ os ñ assinantes, Gab. A)
O diagnóstico de necessidades de treinamento identifica carências de indivíduos ou grupos para a execução de tarefas ou alcance dos objetivos da organização. Pela sua natureza envolve análise organizacional, análise das tarefas e análise dos recursos humanos.
-
análise organizacional,
análise das tarefas e
análise dos recursos humanos.
GABARITO - A
-
Segundo Chiavenato o Diagnóstico de necessidade de Treinamento se dá:
Por meio da Análise Organizacional;
Por meio da Análise de Recursos Humanos.
Por meio da Análise das Operações e Tarefas.
-
Pior que as alternativas A e E dizem a mesma coisa!!pqp
-
- Levantamento das necessidades (DIAGNÓSTICO)
É a etapa do diagnóstico das necessidades e carências de treinamento. Constitui o diagnóstico preliminar dos problemas que devem ser removidos por meio do treinamento.
Pode ocorrer em três diferentes níveis de análise:
- Análise da Organização:
Envolve A ANÁLISE DA ENTIDADE COMO UM SISTEMA, como uma totalidade para verificar a situação, os objetivos organizacionais e as necessidades globais de competências e habilidades, para a partir dela estabelecer a estratégia para o treinamento das pessoas.
- Análise de Tarefas:
Envolve a ANÁLISE DE CADA ÁREA da entidade como um subsistema, para verificar os objetivos departamentais, as necessidades de competências e habilidades para detectar as necessidades de treinamento a serem supridas.
- Análise de Recursos Humanos
Envolve A ANÁLISE DAS TAREFAS E OPERAÇÕES DE CADA CARGO para verificar os requisitos que o cargo exige de seu ocupante e as competências e habilidades que este deve possuir. A diferença entre os requisitos que o cargo exige do ocupante e as suas habilidades atuais constituem a diferença que representa uma necessidade de treinamento.