SóProvas


ID
2973007
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O alinhamento entre negócio e TI é alcançado quando um conjunto de estratégias de TI são derivadas do conjunto estratégico organizacional, adequando assim, as competências, estratégias e objetivos dos negócios com as de TI. Através de um quadro estrutural completo, planejar o alinhamento consiste em definir uma sequência, coerentemente combinada, entre ajuste estratégico e integração funcional. Inicialmente, o gestor avalia os domínios externos (em termos de interação entre estratégias de TI e de negócio) e internos (em termos de infraestrutura de TI e de negócios). Posteriormente, o gestor deve conhecer a organização, explorando-a sob o viés do seu domínio de negócio (infraestrutura e estratégia) e do seu domínio de TI (infraestrutura e estratégia). Dessa forma, o alinhamento é concebido a partir de uma estratégia impulsionadora obedecendo a uma sequência de implementação. O enunciado corresponde ao modelo do alinhamento estratégico denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B - Modelo de Henderson e Venkatraman

    "O segundo nível de alinhamento estratégico mostra a ideia de integração em um nível mais alto de gestão, no qual a integração ocorre por meio da adequação estratégica dos objetivos da TI com as estratégias, objetivos e competências fundamentais do negócio. Neste caso, pode ocorrer redirecionamento do negócio por meio da TI (Henderson e Venkatraman, 1993; Teo, 1994)."

    Sobre a alternativa A:

    Fatores críticos de sucesso são pontos-chave que, quando bem executados, definem e garantem o desenvolvimento e o crescimento de uma empresa e seu negócio, atingindo seus objetivos. Em contrapartida, quando estes mesmos fatores são negligenciados ou ignorados, contribuem e muito para o fracasso da organização.

    Os fatores críticos de sucesso devem e precisam ser encontrados através de um estudo aprofundado dos próprios objetivos da empresa, derivando de sua missão, sua visão e seus valores, tornando-se referências obrigatórias e fundamentais para que a empresa sobreviva, seja competitiva e tenha sucesso, seja qual for o segmento.

    Ademais, fatores críticos de sucesso também ajudam os gestores a definir as principais diretrizes para a  e da  no cotidiano e no modelo de administração das empresas.