SóProvas


ID
2973682
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cuitegi - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando-se o Controle Interno, evidencia-se a responsabilidade do administrador e o risco para o patrimônio da entidade. Sendo esses, os principais vetores da valorização do controle interno. Assim, as estruturas, normas e processos administrativos que envolvem toda e qualquer ação dentro de uma entidade devem atentar para princípios básicos.

Considerando esse cenário, assinale a afirmativa CORRETA sobre os princípios do controle interno.

Alternativas
Comentários
  • PRINCIPIOS DO CONTROLE INTERNO

    Principio da Fixação de responsabilidades:  o auditor deve identificar aos funcionários da empresa a ações que cada um deve exercer para que os procedimentos e controles sejam bem executados;

    Principio da utilização de processamento eletrônico: sempre que possível, a entidade deve adotar processo eletrônico p/ registrar as operações.

    O princípio da segregação de funções, também conhecido como princípio de oposição de interesse, consiste no fato de que, em uma estrutura de controles internos, a pessoa que realiza uma operação não pode ser a mesma envolvida na função de registro.

    Rotinas Internas - O auditor deve orientar a administração da empresa para definir manual de organização sobre todas as rotinas internas executadas no setor.

    Custos do controle versos benefícios - O custo do controle não deve exceder aos benefícios que se espera obter. Isto quer dizer que não se podem implantar métodos sofisticados para exercer um simples controle interno.

    RESP: C

  • GABARITO C.

  • PRINCÍPIOS DO CONTROLE INTERNO:

    Responsabilidade - o auditor deve identificar aos funcionários da empresa a ações que cada um deve exercer para que os procedimentos e controles sejam bem executados; estar atentos para detectar erros e irregularidades; ser responsável completamente em relação ás omissões em decorrência das transações efetuadas na empresa em relação ao setor executado.

    Rotinas Internas - O auditor deve orientar a administração da empresa para definir manual de organização sobre todas as rotinas internas executadas no setor.

    Acesso aos Ativos - O auditor deve orientar a administração a imitar o acesso dos funcionários aos ativos da empresa para estabelecer um restrito movimento por todos em relação ao manuseio de numerários, emissão de cheques, manuseio de envelopes de dinheiros, dinheiros em cais, troca de títulos, estoques, imobilizados e etc.

    Segregação (desmembrar) de Funções - O auditor deve orientar a administração que a empresa deva estabelecer que uma mesma pessoa não possa ter acesso a dois departamentos ao mesmo tempo, devido o acumulo de funções e a perca da qualidade nos fatos a serem praticados. Também para á gerencia perde o controle e dificulta a cobrança das obrigatoriedades destinadas ao funcionário.

    Confronto dos ativos com os registros - O auditor deve orientar a administração da empresa que devem estabelecer formas continuas de ações em confrontar as atividades feitas por um setor em serviços prestados a outro setor, através desse procedimento possibilita detectar desfalques, registros e atos inadequados a todo o patrimônio da empresa.

    Amarração do sistema - O auditor deve orientar aos administradores empresariais que o sistema interno da empresa deve agir interligado nas transações para com isso possibilitar analisar a transação de um setor para com outro evitando ações criminosas, detectar erros rápidos e desempenhar ações rápidas, pois cada setor depende do outro, e assim existe a cobrança de todos.

    Auditoria Interna - O auditor deve orientar as ações fiscalizadoras bem definidas demonstrando a empresa que necessita de um sistema de controle interno muito bem executado, mas não é suficiente, necessita de alguém que verifique periodicamente as ações dos funcionários e determinar a verificação das normas internas observando o seguimento periódico e avaliar novas normas internas e as devidas modificações caso necessário.

    Custos do controle versos benefícios - O custo do controle não deve exceder aos benefícios que se espera obter. Isto quer dizer que não se podem implantar métodos sofisticados para exercer um simples controle interno.

    Limitação do Controle Interno - A empresa deve adequar seus funcionários dentro dos setores que lhe enquadrar com isso a execução de cada profissional devem ser avaliados dentro de suas características que desenvolve adequadamente as funções.

    Fonte:https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/principios-fundamentais-dos-controles-internos/24107

  • Consegui responder essa só na interpretação da palavra segregar = separar

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre princípios do controle interno.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Não há padrão preestabelecido na implementação de ferramentas de controle interno, contudo existem princípios que devem ser considerados, pois cooperam para dirimir os riscos e auxiliar as organizações a galgarem seus objetivos, entre os princípios a serem observados estão:

    - Análise do custo x benefício (segundo Peter e Machado, 2013, o custo de um controle não deve exceder aos benefícios que o mesmo possa proporcionar);

    - Qualificação e treinamento de funcionários (o bom funcionamento do sistema de controle interno depende necessariamente da ação de colaboradores capacitados que estejam, realmente, envolvidos no processo);

    - Segregação de funções (sistema de controle interno adequado deve prever a existência de segregação de funções em diversas áreas, gerando autonomia entre as funções; além de reduzir potencialmente os erros e irregularidades durante o processo);

    - Acesso aos ativos (é necessário estabelecer controles ideais sobre o acesso dos colaboradores e a salvaguardar os ativos da empresa, haja vista que a elaboração de controles internos serve para evitar o abuso de poder, o erro, a fraude e principalmente, a ineficiência dos colaboradores);

    - Auditoria interna (o responsável pela auditoria interna deverá direcionar as ações fiscalizadoras bem definidas demonstrando as necessidades de um sistema de controle interno eficiente);

    - Limitação do controle interno (o departamento de Recursos Humanos deverá direcionar seus colaboradores conforme a personalidade e capacidade de cada indivíduo, para que assim possam executar as devidas funções);

    - Responsabilidade (identificação dos funcionários e suas respectivas ações para que o processo de controle interno seja bem executado).

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra C, uma vez que o princípio da segregação de funções possui a finalidade de estabelecer que uma mesma pessoa não possa ter acesso aos ativos e aos registros contábeis, em virtude de essas funções serem incompatíveis dentro do sistema de controle interno da empresa.

    Nesse sentindo, esse princípio prioriza a oposição de interesses, onde a pessoa que realiza uma operação não pode ser a mesma envolvida na função de registro. Portanto, é importante que as pessoas de uma organização possuam conhecimento “macro" dos processos, contudo devem exercer funções específicas, assim é possível alcançar a especialização das mesmas.


    Gabarito do Professor: Letra C.