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Achei esta justificativa para a resposta do gabarito:
"Pensamento e linguagem são uma unidade que, na sua forma mais simples, é representada pelo significado da palavra. O significado de cada palavra é uma generalização ou um conceito. E, como as generalizações e os conceitos são inegavelmente atos de pensamento, podemos considerar o significado como um fenômeno do pensamento. (Oliveira, 1997, p. 48). É a qualidade das interações culturais disponíveis no meio que irá determinar a forma de pensar ao longo do desenvolvimento do ser humano. A linguagem, a palavra e o significado não são únicos, nem universais, sendo o produto das interações sociais em cada momento histórico.
Da mesma forma que a linguagem, a atividade humana se desenvolve nas relações sociais. Os estudos da atividade humana desenvolvidos por Leontiev (1978, 1989) são desdobramentos dos postulados básicos de Vygotsky."
Para leitura na íntegra, segue o link:
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A) Psicologia Histórico Cultural
"A linguagem é instrumento essencial na construção da consciência, na construção de um mundo interno, psicológico. Permite a representação não só da realidade imediata, mas das mediações que ocorrem na relação do homem com essa realidade. Assim, a linguagem apreende e materializa o mundo de significações, que é construído no processo social e histórico. Quando se apropria da linguagem enquanto instrumento, o indivíduo tem acesso a um mundo de significações historicamente produzido. Além disso, a linguagem também é instrumento de mediação na apropriação de outros instrumentos. Por isso, quando se torna indivíduo — o que só ocorre socialmente — o homem apropria-se de todos os significados sociais. Mas, por ser ativo, também atribui significados, ou seja, apropria-se da história, apreende o [pg. 91] mundo, atribuindo-lhe um sentido pessoal construído a partir de sua atividade, de suas relações e dos significados aprendidos".
B) Gestalt
C) Psicanálise
D) Behaviorismo
E) Behaviorismo
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Ana Mercês Bahia Bock, Maria de Lourdes Trassi Teixeira e Odair
Furtado, em seu livro Psicologia Fácil, edição de 2001, afirmam que a Psicologia Histórico-Cultural
surgiu na Rússia por volta de 1920, e um de seus criadores foi Lev Semenovitch
Vigotski (1896-1934). Apesar de sua formação em Direito, dedicou-se a ministrar
aulas no Colégio Pedagógico e a preparar sua primeira publicação de peso, intitulada
Psicologia pedagógica.
A
psicologia Histórico-Cultural parte de duas premissas importantes: a filogenética
e a ontogenética. No primeiro caso, baseada na visão marxista da constituição
do ser humano, considera que o trabalho (como atividade produtiva) foi o
elemento central na nossa humanização. Foi a partir da elaboração das primeiras
e primitivas ferramentas de pedra lascada que foi possível gerar os primeiros
elementos da consciência humana e os primeiros sinais com características simbólicas.
Isso significa dizer que passamos a compreender uns aos outros, e para tanto
nos utilizamos da linguagem. Essa premissa nos permite deduzir que a construção
da consciência e da linguagem se dá de fora para dentro.
A condição
filogenética, segundo Vigotski, irá se reproduzir ontogeneticamente, no desenvolvimento
do indivíduo. Uma criança, ao nascer, irá se apropriar dos elementos da cultura
humana, do ponto de vista da cultura particular do lugar onde nasceu (país, língua
materna, costumes, etc.), na relação com os adultos e mesmo com outras crianças
que a rodeiam. Assim, ela repetirá as condições da filogênese humana no seu próprio
desenvolvimento. A apropriação da linguagem, por exemplo, se dará a partir do
gesto aleatório caminhando para o gesto significativo. Quando um bebê balbucia
o fonema “ma", o faz porque se trata de uma vocalização simples que exige pouca
movimentação do aparelho fonador (língua, cordas vocais, músculos da garganta e
da boca). Se a expressão é realizada no momento da mamadeira, os pais
certamente dirão: “Que lindo, o bebê está falando MAMÁ!" Com isso, atribuem
significado ao objeto mamadeira. Se a expressão é dita quando o bebê está
olhando para sua mãe, o significado atribuído será o de mamãe. Esse é o momento
crucial de aquisição da linguagem, e é como se a criança reproduzisse o gesto
que nossa espécie realizou na sua humanização: o gesto de reter o instrumento
de pedra transformando-o em instrumento de trabalho.
Essa relação entre a base filogenética
e a ontogenética permite a Vigotski considerar que o psiquismo humano está
estruturado a partir da consciência e da atividade concreta no mundo. Que o
pensamento (elemento básico do psiquismo) se expressa por meio da linguagem e
que a linguagem é o elemento de mediação
entre o ser humano e o mundo e a condição básica para a relação com outro ser
humano. Desse modo, a linguagem “dobra" o mundo existente (o mundo
percebido) criando um mundo interno. Mas esse mundo interno não é uma imagem
espelhada do mundo, e sim um processo de abstração e generalização. Esse
processo permite o trânsito do reflexo sensorial para a construção de um mundo
racional e garante o controle do nosso comportamento, do nosso modo de agir no
mundo e o próprio controle da natureza. É o que nos separa dos outros seres do
mundo animal. É o que torna o ser humano um ser criativo.
GABARITO: A