SóProvas


ID
2974381
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Porto Velho - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Consolidação das demonstrações contábeis objetiva informar aos seus usuários os resultados das operações e a posição financeira do Grupo empresarial; portanto ficam submetidas ao processo de consolidação integral, as empresas as quais o investidor tenha investimentos classificados como:

Alternativas
Comentários
  • CPC 36 (R3)

    B2. Para determinar se controla a investida, o investidor deve avaliar se possui todos os requisitos a seguir:

    (a) poder sobre a investida;

    (b) exposição a, ou direitos sobre, retornos variáveis decorrentes de seu envolvimento com a investida; e

    (c) a capacidade de utilizar seu poder sobre a investida para afetar o valor de seus retornos

    Controladora é uma entidade que controla uma ou mais controladas.

    Controlada é a entidade que é controlada por outra entidade. 

    Demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de grupo econômico, em que os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fossem uma única entidade econômica.  

    Gab. E

  • Controladoria 

    a) A empresa Controla tudo S.A., detentora de 100% do total das ações da empresa Controlada S.A., decidiu por publicar somente as demonstrações individuais das empresas. Nesse caso, o Auditor:

    fica impossibilitado de emitir uma opinião sem ressalvas sobre as demonstrações individuais, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

    b) Lei 6404 Art. 248. No balanço patrimonial da companhia, os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum serão avaliados pelo método da equivalência patrimonial.

    c) OBS.: Por força da Lei 11.638/2007, a partir de 01.01.2008, a obrigatoriedade de avaliar pelo método da equivalência patrimonial atinge os investimentos em coligadas sobre cuja administração tenha influência significativa, ou de que participe com 20% (vinte por cento) ou mais do capital votante, em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum.

    d) CPC 18 - Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto As participações fixas ou permanentes de determinada sociedade em outras sociedades devem ser classificada no Ativo Realizável a Longo Prazo (ARLP).

    -O Método de Equivalência Patrimonial (MEP) consiste na atualização dos valores dos investimentos feitos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum, com base na variação ocorrida no Patrimônio Líquido das sociedades.

    -As demais participações societárias ( NÃO COLIGADA OU NÃO CONTROLADA) são avaliadas ao custo de aquisição, deduzido de provisão para perdas prováveis na realização de seu valor, quando essa perda estiver comprovada como permanente.

  • Se liga no comando da questão!

    A Consolidação das demonstrações contábeis objetiva informar aos seus usuários os resultados das operações e a posição financeira do Grupo empresarial; portanto ficam submetidas ao processo de consolidação integral, as empresas as quais o investidor tenha investimentos classificados como:

    E)CORRETA, As controladas submetem-se à consolidação.

    Por quê não é a letra b? Controle conjunto é uma definição relacionada ao controle contratualmente convencionado que possibilita o controle conjunto. Não está relacionado ao processo de consolidação.