SóProvas


ID
2974714
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na inspeção de extintores de incêndio, ao se verificar lacre violado, anel de identificação externo violado, extintor parcial ou totalmente descarregado ou fora da faixa de operação, ou defeito no sistema de rodagem, transporte ou acionamento, define-se o nível de manutenção

Alternativas
Comentários
  • O nível de conhecimento exigido por essa banca em áreas muito específicas como extintores, que é possível encontrar em normas a um clic na internet demonstra a incapacidade dos examinadores em elaborar questões que possam realmente selecionar os mais aptos para o cargo. Porém, vamos lá.

    Segundo a norma NBR12962

    Manutenção de:

    1º Nível - Manutenção geralmente efetuada no ato da inspeção por pessoal habilitado, que pode ser executada no local onde o extintor está instalado, não havendo necessidade de removê-lo para oficina especializada.

    .

    2º Nivel - Manutenção que requer execução de serviços com equipamento e local apropriados e por pessoal habilitado.

    .

    3º Nível - Processo de revisão total do extintor, incluindo a execução de ensaios hidrostáticos.

    .

    A pegadinha da questão está no enunciado que não menciona se o cilindro está com a validade vencida ou não, portanto, Manutenção de nível 2, alternativa B.

  • 1 - Lacre(s) violado(s) ou vencido(s)

    - Quadro de instruções ilegível ou inexistente

    1 ou 2 - Inexistência de algum componente

    - Validade da carga de espuma química e carga líquida

    1 ou 3 - Mangueira de descarga apresentando danos, deformação ou ressecamento

    2 - Extintor parcial ou totalmente descarregado

    - Mangotinho, mangueira de descarga ou bocal de descarga, quando houver, apresentando entupimento que não seja possível reparar na inspeção

    - Defeito nos sistemas de rodagem, transporte ou acionamento

    3 - Corrosão no recipiente e/ou em partes que possam ser submetidas à pressão momentânea ou estejam submetidas à pressão permanente e/ou em partes externas contendo mecanismo ou sistema de acionamento mecânico

    - Data do último ensaio hidrostático igual ou superior a cinco anos

    - Inexistência ou ilegibilidade das gravações originais de fabricação ou do último ensaio hidrostático

    fonte: (NBR 12962/98)

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre extintores, especificamente sobre manutenção.


    A manutenção é definida como o conjunto de ações que objetivam manter ou realocar um item/equipamento numa condição em que ele seja capaz de desenhar sua função.


    Já o extintor de incêndio trata-se de um equipamento de acionamento manual que contém um agente extintor de incêndios. Visto isso, a manutenção periódica de extintores é de vital importância para garantir que ele desempenhe sua função.


    A ABNT NBR 12962 (2016) é a norma técnica que trata sobre procedimentos de inspeção e manutenção de extintores de incêndio. Com base nas situações observadas na inspeção, o código normativo citado estabelece três diferentes níveis de manutenção, resumidos no Quadro 1.


    Quadro 1: Correlação entre os níveis de manutenção e as situações observadas na inspeção.




    Fonte: Adaptado de ABNT NBR 12962. Gabarito do professor: letra B.


    Logo, nota-se que todas as situações relatadas no enunciado configuram o nível de manutenção 2. Portanto, a alternativa B está correta.


    Gabarito do professor: Letra B.


    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 12962: Extintores de incêndio — Inspeção e manutenção. Rio de Janeiro: ABNT, 2016.

  • sacanagem uma questão dessa