SóProvas


ID
2979190
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Pilõezinhos - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O uso de luvas nos serviços de assistência à saúde se deve à necessidade de proteger os profissionais e pacientes do risco de infecção cruzada. Analise as assertivas abaixo:

I- As luvas de vinil, embora custem menos que outras luvas sintéticas, não são recomendadas se o usuário está em contato com riscos biológicos como sangue, por exemplo, visto que o vinil tem uma maior tendência a fazer micro perfurações durante o seu uso do que luvas de outros materiais.

II- A efetividade de luvas como uma barreira traduz-se como resistência à penetração viral e resistência à ocorrência de furos.

III- Devem ser utilizadas para reduzir a possibilidade de os microrganismos das mãos do profissional contaminar o campo operatório, sendo desnecessária a lavagem posterior das mãos por estarem devidamente protegidas durante o atendimento.

IV- A higienização das mãos pode ser substituída pelo uso de luvas quando o contato for apenas com as mucosas.

Está CORRETO o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • resistência à ocorrência de furos è forçar demais. luva é uma barreira que mesmo em caso de acidentes com objetos contaminados reduz em muito o risco de o profissional se contaminar, porém não é resistente à furos, tanto que existem os microporos que podem permitir passagem, ainda que reduzida, de microorganismos e fluidos, e tanto que acidentes com material perfurocortantes são relativamente frequentes.
  • ao meu ver, apenas o Item 1 é correto.
  • I- As luvas de vinil, embora custem menos que outras luvas sintéticas, não são recomendadas se o usuário está em contato com riscos biológicos como sangue, por exemplo, visto que o vinil tem uma maior tendência a fazer micro perfurações durante o seu uso do que luvas de outros materiais. CORRETA. II- A efetividade de luvas como uma barreira traduz-se como resistência à penetração viral e resistência à ocorrência de furos. III- Devem ser utilizadas para reduzir a possibilidade de os microrganismos das mãos do profissional contaminar o campo operatório, sendo desnecessária a lavagem posterior das mãos por estarem devidamente protegidas durante o atendimento. ERRADO. A LAVAGEM DAS MAOS É SEMPRE INDICADA APOS REMOÇÃO DAS LUVAS. IV- A higienização das mãos pode ser substituída pelo uso de luvas quando o contato for apenas com as mucosas. ERRADO. AO ENTRAR EM CONTATO COM O PACIENTE OU OBJETOS DELE, APÓS A REMOÇÃO DAS LUVAS, A HIGIENIZAÇÃO DAS MAOS DEVE SER REALIZADA E NAO PODE SER SUBSTITUÍDA APENAS PELO USO DE SUBSTÂNCIAS COMO ALCOOL OU OUTRAS