ID 2981533 Banca CCV-UFC Órgão UFC Ano 2019 Provas CCV-UFC - 2019 - UFC - Técnico de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento de Sistemas Disciplina Arquitetura de Software Assuntos Padrões de projeto (Design Patterns) Padrões de projeto são soluções reutilizáveis de software orientado a objetos. Assinale a afirmativa correta sobre padrões de projeto. Alternativas Factory Method permite a criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes por meio de uma única interface e sem que a classe concreta seja especificada. Proxy é um padrão de projeto de software apropriado quando vários objetos devem ser manipulados em memória sendo que muitos deles possuem informações repetidas. Builder é um padrão de projeto de software criacional que permite a separação da construção de um objeto complexo da sua representação, de forma que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações. Abstract Factory permite às classes delegar para subclasses decidirem, definindo um método separado para criação dos objetos, no qual as subclasses possam sobrescrever para especificar o "tipo derivado" do produto que vai ser criado. Chain of Responsibility é um padrão de projeto que permite armazenar o estado interno de um objeto em um determinando momento, para que seja possível retorná-lo a este estado, sem que isso cause problemas com o encapsulamento. Responder Comentários A) Abstract FactoryB) SingletonC) BuilderD) Factory MethodE) Memento Factory Method - Define uma interface para criar objetos, mas permite às classes decidir qual classe instanciar Proxy - Fornece um substituto ou representante de outro objeto para controlar o acesso a ele. Abstract Factory - Fornece uma interface para criar famílias de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes concretas. Chain Of Respnsability - Dá a mais de um objeto a oportunidade de processar uma solicitação. #CursoAdonai Uma correção ao comentário do Silas, o padrão de projeto da alternativa B é o Flyweight e não o singleton conforme mencionado