Conforme Vergueiro (1989, p. 19-21):
a) Bibliotecas públicas: possuem uma clientela mais dinâmica, diversificada, que deve ser acompanhada com bastante atenção devido à mudança de gostos e interesses. As necessidades informacionais da comunidade servida pela biblioteca pública variam quase que na mesma proporção em que variam os grupos, organizados ou não, presentes na mesma
b) Bibliotecas escolares: existem - ou, pelo menos, deveriam existir - para dar suporte às atividades pedagógicas das unidades escolares. [...]. A ênfase está, portanto, muito mais na seleção de materiais para fins didáticos - normalmente alicerçada em uma política de seleção que tem sua base no currículo ou programa escolar. O desbastamento irá acompanhar as mudanças nos programas e/ou currículos.
c) Bibliotecas universitárias: devem atender aos objetivos da universidade, a saber, o ensino, a pesquisa e a extensão à comunidade.
d) Bibliotecas especializadas ou de empresas: existem para atender às necessidades das organizações a que estão subordinadas e, por isso - mais do que qualquer uma das outras -, têm seus objetivos muito melhor definidos.
Gab. D
VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de coleções. São Polis: APB, 1989.