SóProvas


ID
2982469
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dentre as técnicas de preservação de documentos eletrônicos, aquela referente ao processo de transferência contínua de documentos eletrônicos de configurações obsoletas de hardware e software para configurações correntes a fim de garantir a acessibilidade, é denominada de:

Alternativas
Comentários
  • Migração

    É a transferência de materiais digitais de uma plataforma computacional, hardware e software, em vias de descontinuidade, para outra mais moderna, preservando assim a integridade dos objetos digitais. Na migração, transfere-se uma mídia que está se tornando obsoleta ou deteriorada para um suporte mais novo.

    A migração preocupa-se com a preservação do conteúdo intelectual do documento, sendo muito usada por instituições que comportam grande número de acervos. Uma das vantagens da migração é que ela permite

    o acesso rápido ao recurso, já que o documento estará em um formato compatível com os padrões tecnológicos. Como exemplo temos a migração de um disquete para um DVD.

    Fonte: Estratégia

  • Acrescentando...

    Conforme Sayão (2005, p. 135, 139-140):

    Migração - A estratégia de migração envolve basicamente um conjunto de atividades - que devem ser repetidas periodicamente - que consiste em copiar, converter ou transferir a informação digital do patamar tecnológico que a sustenta - mídias, software, formatos e hardware - para um outro mais atualizado e de uso corrente. Analisando com um grau a mais de profundidade, veremos que migração envolve transferir a informação digital de uma mídia que está se tornando obsoleta ou fisicamente deteriorada, ou instável, para um suporte mais novo ou tecnologicamente mais atualizado, por exemplo: de um CD-ROM para outro CD-ROM mais novo, de disquete para um DVD;

    Emulação - Esta estratégia está bem próxima à filosofia da preservação tecnológica, tendo em vista que envolve preservar programas aplicativos originais, os objetos digitais originais e todas as suas funcionalidades. A emulação parte do pressuposto que é tecnicamente viável substituir as plataformas de hardware obsoletas necessárias para rodar no futuro os aplicativos originais por máquinas virtuais, por meio de programas emuladores. Em vez de museus de equipamentos reais, teríamos museus virtuais, constituídos de programas emuladores de hardwares obsoletos.

    Encapsulamento - A estratégia de encapsulamento envolve criar “ containers” ou “ embrulhos - estruturas físicas ou lógicas - onde todos os elementos necessários para a interpretação do objeto digital estão reunidos, incluindo o próprio objeto e os metadados correspondentes.

    Gab. B

    SAYÃO, Luis Fernando. Preservação digital no contexto das bibliotecas digitais: uma breve introdução. In.: SAYÃO, Luis Fernando (Org.). Bibliotecas digitais: saberes e práticas. Salvador. BA: EDUFBA: Brasília: IBICT. 2005. cap. 2, p. 115-146. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/1013/1/Bibliotecas%20Digitais.pdf