SóProvas


ID
2982583
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na opinião de McGARRY (1999), tanto as classificações do conhecimento como os programas dos cursos universitários refletem:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Medeiros (2015, p. 204):

    Kevin McGarry, no livro O contexto dinâmico da informação (1999), alerta para algo que está relacionado à construção temporal e de ponto de vista da cultura. O autor lembra, em tom de exemplo, que a classificação proposta pela Classificação Decimal de Dewey (CDD) apresenta a classe “religião” ligada ao fator contextual de construção do instrumento, isto é, à cultura eurocêntrica. Assim, para Dewey, religiões que não sejam cristãs são classificadas como “outras religiões”. E encerra dizendo: “As classificações do conhecimento, como programas de cursos universitários, refletem os valores culturais do seu tempo, e, de fato, os valores das culturas dominantes.” (MCGARRY, 1999, p. 154).

    Gab. E

    MEDEIROS, Jackson da Silva. Uma abordagem conceitual sobre garantias de representação no gerenciamento da organização de estoques de informação como proposição ético-informacional. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 190-210, set/dez. 2015.

  • "5.4 Como as disciplinas são diferentes, e problemas de gestão da informação

    [...]

    Se você der uma olhada no esboço classificatório apresentado antes, talvez chegado à conclusão de que algumas divisões e sequências parecem um tanto arbitrárias. Quanto a isso esteja certo de que o velho Dewey não é melhor nem pior do que qualquer outro sistema que tenta mapear o conhecimento humano. Ele era um homem do século XIX e, como nós, influenciado pelas metáforas dominantes do seu tempo, quando a teoria evolucionista era tão influente quanto a informática é hoje.

    [...]

    Vejamos rapidamente a divisão da classe principal de religião. Eis um breve resumo dela:

    200 Religião em geral

    210 Religião natural

    220 Bíblia

    230-280 Cristianismo

    290 Outras religiões e religião comparada

    Nesta última seção as religiões dos hindus amontoam-se em 294; o judaísmo (fonte fértil) restringe-se a 296; e o islamismo e religiões derivadas a 298. Logo surge a questão prática: em todas essas 'outras religiões' há uma literatura crescente, o que significa que o local de estacionamento fornecido pelos números da classificação fica lotado.

    Como podemos observar pela distribuição da notação, quando Dewey dizia 'religião' queria dizer religião cristã, o que, é claro, dá ao sistema sua base eurocêntrica. O aspecto que queremos ressaltar é que as classificações do conhecimento, como os programas dos cursos universitários, refletem os valores culturais do seu tempo, e, de fato, os valores das culturas dominantes." (MCGARRY, 1999, p. 154)

    Gabarito: E

    OBS: A COSEAC em outra questão da mesma prova cobra que as enciclopédias não podem dispensar o juízo de valor, e na prova de 2016 da Prefeitura de Niterói cobra em uma questão baseada no Peter Burke que as classificações do conhecimento possuem uma arbitrariedade manifesta. Autores diferentes, questões diferentes, mas a ideia é basicamente a mesma.