SóProvas


ID
2983354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação a notas explicativas às demonstrações financeiras, julgue o item subsecutivo, à luz dos pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis e da Lei n.º 6.404/1976 e suas alterações.


As notas explicativas às demonstrações contábeis devem tratar das informações relevantes que ocorrerem durante o exercício social e que possam afetar o processo de decisão dos usuários externos da informação.

Alternativas
Comentários
  • § 5o As notas explicativas devem:        

    I – apresentar informações sobre a base de preparação das demonstrações financeiras e das práticas contábeis específicas selecionadas e aplicadas para negócios e eventos significativos; 

  • JUSTIFICATIVA - CERTO.

    As demonstrações financeiras são direcionadas aos usuários externos (notadamente fornecedores de capital e investidores), sendo necessária a elaboração de notas explicativas quando houver fatos que possam afetar a decisão desses usuários. Fundamento: pronunciamento técnico CPC 26 e orientação CPC 07.

  • § 5 As notas explicativas devem:  (Memorização obrigatória!)

     I – apresentar informações sobre a base de preparação das demonstrações financeiras e das práticas contábeis específicas selecionadas e aplicadas para negócios e eventos significativos;                              

     II – divulgar as informações exigidas pelas práticas contábeis adotadas no Brasil que não estejam apresentadas em nenhuma outra parte das demonstrações financeiras;                           

     III – fornecer informações adicionais não indicadas nas próprias demonstrações financeiras e consideradas necessárias para uma apresentação adequada; e                        

    IV – indicar:                       

    a) os principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais, especialmente estoques, dos cálculos de depreciação, amortização e exaustão, de constituição de provisões para encargos ou riscos, e dos ajustes para atender a perdas prováveis na realização de elementos do ativo;                         

     b) os investimentos em outras sociedades, quando relevantes (art. 247, parágrafo único);                     

    c) o aumento de valor de elementos do ativo resultante de novas avaliações (art. 182, § 3 );                         

    d) os ônus reais constituídos sobre elementos do ativo, as garantias prestadas a terceiros e outras responsabilidades eventuais ou contingentes;                        

    e) a taxa de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigações a longo prazo;                       

    f) o número, espécies e classes das ações do capital social;                       

     g) as opções de compra de ações outorgadas e exercidas no exercício;                

    h) os ajustes de exercícios anteriores (art. 186, § 1); e                          

    i) os eventos subsequentes à data de encerramento do exercício que tenham, ou possam vir a ter, efeito relevante sobre a situação financeira e os resultados futuros da companhia.  

  • Assertiva: As notas explicativas às demonstrações contábeis devem tratar das informações relevantes que ocorrerem DURANTE O EXERCÍCIO SOCIAL e que possam afetar o processo de decisão dos usuários externos da informação.

    Ao meu ver, os itens h) e i) do § 5 extrapolam o exercício social, deixando a questão errada.

    h) os ajustes de exercícios anteriores (art. 186, § 1); e                          

    i) os eventos subsequentes à data de encerramento do exercício que tenham, ou possam vir a ter, efeito relevante sobre a situação financeira e os resultados futuros da companhia.  

  • "Tudo aquilo que é importante e não está previsto dentro das demonstrações contábeis e pode influenciar nas decisões tomadas pelos usuários das demonstrações contábeis, deve ser apresentado nas notas explicativas."

    Fonte: Feliphe Araújo - Gran Cursos

  • Segundo o CPC 26 as notas explicativas devem:

    a) apresentar informação acerca da base para a elaboração das

    demonstrações contábeis e das políticas contábeis específicas utilizadas;

    b) divulgar a informação requerida pelos Pronunciamentos Técnicos,

    Orientações e Interpretações do CPC que não tenha sido apresentada nas

    demonstrações contábeis; e

    c) prover informação adicional que não tenha sido apresentada nas

    demonstrações contábeis, mas que seja relevante para sua compreensão.

    Assim, interpretando a norma, podemos afirmar que as NE tratam de

    informações relevantes as quais podem influenciar a tomada de decisão

    dos usuários externos (fornecedores de capital e investidores).

  • Para nunca mais ter duvidas,recomendo ler esse texto aq https://www.contabeis.com.br/contabil/notas_explicativas/

  • Questão sobre as notas explicativas.

    Conforme Montoto¹, as demonstrações financeiras são basicamente resumos com saldos do que ocorreu no patrimônio (Balanço Patrimonial), no resultado (DRE), no caixa (DFC) e no patrimônio Líquido (DMPL). Portanto, as demonstrações são fotos resumidas, e por isso, pode ser difícil para um leitor interessado nas informações contábeis da empresa compreender com profundidade a evolução do patrimônio e o resultado da empresa no período analisado.

    Nesse contexto, as notas explicativas (NEs) são relatórios complementares para os quais não existe rigor de elaboração. São instrumentos utilizados para enriquecer o conjunto das informações de todos os interessados em conhecer melhor a empresa em questão.

    O art. 176 da Lei n.º 6.404/76 apresenta informações mínimas que devem constar nas notas explicativas, com tal objetivo. Além disso, o CPC 26 também dispõe sobre a utilidade das NEs, em seu item 7:

    Notas explicativas contêm informação adicional em relação à apresentada nas demonstrações contábeis. As notas explicativas oferecem descrições narrativas ou segregações e aberturas de itens divulgados nessas demonstrações e informação acerca de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis.

    Dica! Podemos resumir da seguinte forma: as notas explicativas devem tratar das informações não incluídas nas demonstrações contábeis, mas que podem afetar a tomada de decisão pelo usuário (informação relevante).

    Feita toda a revisão, já podemos identificar a correção da assertiva:

    As notas explicativas às demonstrações contábeis devem tratar das informações relevantes que ocorrerem durante o exercício social e que possam afetar o processo de decisão dos usuários externos da informação.

    Atenção! Isso não quer dizer que a NE não pode evidenciar informação que não ocorreu durante o exercício social. Por exemplo, eventos subsequentes à data de encerramento do exercício que tenham, ou possam vir a ter, efeito relevante sobre a situação financeira e os resultados futuros da companhia devem ser indicados (art. 176 da Lei n.º 6.404/76). O que a questão afirma é: se algo relevante ocorreu no exercício social, isso deverá ser tratado nas NEs.


    Fonte:
    ¹ Montoto, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5ª. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018. p. 1142.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Q711191, outra questão que fala sobre N.E.