-
JUSTIFICATIVA - ERRADO.
Os juros sobre o capital próprio são equivalentes aos dividendos e, independentemente do tipo empresarial e do controlador da entidade, representa uma distribuição de riqueza ao acionista, e não ao governo.
Na demonstração do valor adicionado, a distribuição de riqueza ao governo é representada pelos tributos (impostos, taxas e contribuições incidentes no período).
Ainda que o Estado seja o proprietário/dono da empresa, os juros sobre o capital próprio são uma remuneração sobre o capital investido pelo proprietário e, portanto, devem ser apresentados como distribuição de valor ao acionista/dono da empresa.
-
Gabarito: errado.
CPC 09 - Demonstração do Valor Adicionado, item 15:
(...) Remuneração de capitais próprios - valores relativos à remuneração atribuída aos sócios e acionistas.
· Juros sobre o capital próprio (JCP) e dividendos - inclui os valores pagos ou creditados aos sócios e acionistas por conta do resultado do período, ressalvando-se os valores dos JCP transferidos para conta de reserva de lucros. Devem ser incluídos apenas os valores distribuídos com base no resultado do próprio exercício, desconsiderando-se os dividendos distribuídos com base em lucros acumulados de exercícios anteriores, uma vez que já foram tratados como “lucros retidos” no exercício em que foram gerados.
-
É só lembrar dos Acionistas que investem nas bolsas de valores, então são eles que são beneficiados com os juros na (distribuição de riqueza) e não O GOVERNO.
-
Governo virou a Madre Teresa de Calcutá , sqn kkk Não há que se falar em distribuição de riqueza do governo.
ERRADA
-
Os Juros Sobre Capital Próprio (JCP ou JSCP) são uma forma de a empresa remunerar seus acionistas. Assim como os dividendos, é um tipo de lucro distribuído aos acionistas na forma de dinheiro.
Não é ao Governo, mas aos acionistas a distribuição dos Juros Sobre o Capital.
GABARITO: ERRADO.
-
A riqueza deve ser dos acionistas e não do governo
-
Ñ dependentes