SóProvas


ID
2983408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com relação aos sistemas de custos de mercadorias e produtos vendidos e de serviços prestados e suas aplicações gerenciais, julgue o item subsequente.


Situação hipotética: Uma empresa que fabrica um único produto e utiliza o método de custeio por absorção vendeu 10 mil unidades de seu produto e, com isso, obteve um lucro de R$ 250 mil, antes da dedução do imposto de renda. No período, toda produção foi concluída, e não havia estoques iniciais. O estoque de produtos acabados aumentou em mil unidades. Assertiva: Nessa situação, o lucro apurado pelo custeio variável superou o apurado pelo custeio por absorção.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA - ERRADO.

    A diferença entre os lucros apurados pelos dois métodos é a oscilação dos estoques, pois as unidades apuradas pelo custeio por absorção contêm custos fixos, ao contrário das apuradas pelo custeio variável. Assim, se o estoque aumentou, foram estocados custos fixos, o que resultou em um lucro maior no custeio por absorção do que no custeio variável.

  • O lucro apurado pelo custeio variável nunca é maior que o apurado no custeio por absorção. Não à toa o custeio variável é proibido pela legislação do imposto de renda.

  • Custo variável: estoques subavaliados, lucros menores e só aceitos na contabilidade gerencial

  • Errado.

    No custeio por absorção todos os custos entram na produção. No custeio variável é só o custo variável, os custos fixos são considerados despesa. 

    No custeio por absorção o resultado do exercício não é afetado pelos custos fixos no momento da produção, mas no momento da venda.

    Dessa forma, afeta menos o resultado que o custeio variável, assim  o lucro de um ano ficará maior. 

     

    PS: Se a empresa produzir e vender tudo durante o ano não há diferença de um sistem para o outro. Como na questão o estoque de produtos acabados aumentou em mil unidades, verfica-se que o lucro será maior no custeio por absorção. 

     

     

  • O lucro variável nunca será maior que o lucro por absorção, no máximo pode igualar se a empresa não tiver estoque no final do período de apuração.

    No sistema variável todo o custo vai para a DRE o que diminui o lucro liquido no final da apuração, apesar de que o lucro bruto do sistema de absorção é maior porque os custos fixos já englobam o CMV, CPV, etc.

  • Questão sobre métodos de custeio (absorção e variável) e suas principais diferenças.

    Os métodos de custeio são métodos de apropriação dos custos. O mais utilizado e aceito pela legislação para fins tributários é o custeio por absorção. Nesse método, são apropriados custos fixos e variáveis ao estoque, que depois viram custo do produto vendido. Logo, se o estoque não é vendido totalmente, o que sobrar, deixa custo fixo retido no Estoque final – não é lançado no resultado nesse período.

    De outro lado, temos o método de custeio variável, utilizado para fins gerenciais, apropria somente custos variáveis ao estoque. Logo, ainda que esses estoques não sejam vendidos totalmente, todo o custo fixo já vai para o resultado como despesa – não como CPV.

    Atenção! Perceba então que a única diferença dos dois métodos é o tratamento contábil dos custos fixos! Logo, quando o estoque aumenta no período, se a empresa aplica o custeio por absorção, terá um lucro maior que no método de custeio variável – pois não lançará no resultado esse custo fixo dos estoques que se “acumularam" no período. Eles ficaram lá retidos nos estoques, serão custos fixos diferidos no futuro.

    É o que ocorreu no caso concreto da questão. Perceba que se o estoque aumentou em mil unidades no período, essas mil unidades possuem custos fixos retidos que não serão lançados no resultado, no método de custeio por absorção, aumentando o lucro apurado nesse período.  

    Dica! Entender essa lógica é primordial para resolvermos a questão de forma mais assertiva, sem fazer cálculos desnecessários. Vou deixar um resumo matador das três situações possíveis aqui para vocês, sendo Custeio por Absorção (CA) e Custeio Variável (CV):

    (1) Aumento de estoques no período, Produção > Vendas e Lucro CA > Lucro CV
    (2) Estoques estáveis no período, Produção = Vendas e Lucro CA = Lucro CV
    (3) Diminuição de estoques no período, Produção < Vendas e Lucro CA < Lucro CV

    Com isso, já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    Nessa situação, o lucro apurado pelo custeio variável superou o apurado pelo custeio por absorção.

    Nessa situação, o lucro apurado pelo custeio variável foi inferior ao apurado pelo custeio por absorção, pois houve aumento de estoques no período.


    Fonte:
    ¹MARTINS, Eliseu, 1945 Contabilidade de custos. / Martins, Eliseu. - 9ª ed. - São Paulo : Atlas, 2003.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Produção = venda -> lucro no custeio por absorção = lucro no custeio variável

    Produção > venda -> lucro no custeio por absorção > lucro no custeio variável

    Produção < venda -> lucro no custeio por absorção < lucro no custeio variável

    Com essa tabelinha você acerta qualquer questão que fale sobre isso.