SóProvas


ID
2983795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito de projetos e execução de edificações, julgue o próximo item.


Na instalação predial de água fria, recomenda-se que a tomada de água de sub-ramal que alimenta aparelhos passíveis de sofrer retrossifonagem seja feita em pontos da coluna que estejam no mínimo a 40 cm acima da borda de transbordamento do aparelho servido.

Alternativas
Comentários
  • Questao pesada, teria que lembrar os 0,4m. Mas está correta! A retrossifonagem é ocasionada pela diferença de pressao entre duas tubulações, oque permite a contaminaçao da agua limpa pela agua suja. Seria o caso por exemplo de uma torneira afogada em uma banheira, nesse caso ocorrerá retrossifonagem. Existem alguns dispositivos contra isso, alguns sao: separaçao atmosferica, tubo de ventilaçao, coluna de vaporização, sobrealtura, interruptor de tubulaçao. A questao cita exatamente o caso da sobrealtura. A sobre altura (pipe upstand) é uma garantia de que um ramal de alimentação está conectado à coluna de alimentação a uma distância segura acima do máximo nível de trasbordamento da peça servida por ele. Por exemplo, o ramal que alimenta uma banheira não está no nível da torneira e sim bem acima da torneira na chamada sobre altura.

    Para mais informações sobre Eng Civil sigam @Jackconcursos

  • E a fonte?

  • A tomada de água do sub-ramal que alimenta aparelhos passíveis de sofrer retrossifonagem, em qualquer

    dos casos acima previstos, deve ser feita em um ponto da coluna no mínimo a 40 cm acima da borda de

    transborda meu todo aparelho servido.

    (Yazigi, 2009, pg. 399)

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre instalações prediais de água fria.


    As instalações prediais de água fria são constituídas por tubulações, reservatórios e outros elementos que objetivam abastecer os pontos de utilização de água de uma edificação. Seu projeto e execução é regulamentado pela Norma Técnica ABNT NBR 5626 (1998).


    Nesse contexto, a retrossifonagem é definida pela ABNT NBR 5626 (1998) como o “refluxo de água usada, proveniente de um reservatório, aparelho sanitário ou de qualquer outro recipiente, para o interior de uma tubulação, devido à sua pressão ser inferior à atmosférica."


    Visto isso, para evitar o fenômeno da retrossifonagem em aparelhos, recomenda-se que a tomada de água do sub-ramal de alimentação seja feito, no mínimo, a 40 cm da borda de transbordamento do aparelho, pois considera-se tal distância segura para evitar o refluxo (Yazigi, 2009, Botelho e Ribeiro Jr, 2013). Logo, a assertiva do enunciado está correta.


    Gabarito do Professor: CERTO.


    YAZIGI, W. A técnica de edificar. 10ª edição. São Paulo: Sinduscon/SP, PINI, 2009.

    RIBEIRO Jr., G. A. e BOTELHO, M. H. C. Instalações Hidráulicas Prediais Usando tubos de PVC e PPR. 4a. edição. São Paulo: Editora Blucher, 2014, 407 p.

  • Conforme Jack3d falou, trata de uma medida de proteção contra o refluxo chamada de sobrealtura. 

    Eu vi isso no curso do AltoQi que fiz. 

    Lá fala exatamente isso : 40 cm.

    A NBR 5626 não traz esse tipo de medida.

     

    No meu instagram coloquei um desenho de um curso que fiz sobre isso

     

    @engenheiradressen