SóProvas


ID
2983819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quando um líquido em escoamento, em determinada temperatura, passa por uma região de baixa pressão e atinge o nível correspondente à sua pressão de vapor, naquela temperatura, formam-se bolhas de vapor que provocam, de imediato, diminuição da massa específica do líquido. Essas bolhas ou cavidades, sendo arrastadas no seio do escoamento, atingem regiões em que a pressão reinante é maior que a pressão existente na região onde elas se formaram. Esse processo de criação e colapso de bolhas é denominado cavitação.

R. M. Porto. Hidráulica básica. 4.ª ed. São Carlos: EESC-USP, 2006, p. 154 (com adaptações). 

Tendo como referência inicial o texto anterior, julgue o item a seguir, a respeito de aspectos relacionados à cavitação e a redes de água e esgoto.


As principais consequências da cavitação em uma instalação de recalque incluem queda de rendimento da bomba, ruídos, vibrações e erosão, o que pode causar o colapso do equipamento.

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre o escoamento de fluidos, especificamente sobre o fenômeno de cavitação.


    Primeiramente é importante definir que a pressão de vapor de um líquido trata-se da pressão exercida pelos vapores de tal líquido numa situação em que os mesmos estão equilibrados dinamicamente com o líquido, para uma certa temperatura.


    Por sua vez, dá-se o nome de cavitação ao fenômeno no qual o líquido escoando no interior de uma tubulação alcança uma pressão estática absoluta menor do que a pressão de vapor, acarretando no surgimento de bolhas de vapor e, consequentemente, provoca vibrações, erosão e a redução da eficiência da bomba.


    Logo, a afirmação do enunciado está correta.


    Gabarito do professor: CERTO.


    Vale ressaltar que a cavitação no trecho de sucção de uma bomba está atrelada, especialmente, às seguintes variáveis:


    - Pressão atmosférica local;

    - Perda de carga no trecho de sucção;

    - Comprimento da tubulação de sucção;

    - Altura estática de sucção.

  • Consequências da Cavitação !

    Quando a cavitação ocorre, ela pode trazer consequências bastante negativas para a produtividade de uma planta química:

    Primeiramente, caso não seja detectada a tempo, a erosão causada pela explosão das bolhas de ar pode causar danos irreversíveis no rotor da bomba, prejudicando o impulsionamento do líquido. A gravidade desses danos é tal que, muitas vezes, as peças da bomba sofrem danos irreversíveis e precisam ser substituídas, aumentando os custos da planta. Além disso, as bolhas formadas podem gerar um desgaste mecânico, levando à corrosão do material.

    Além disso, mesmo que a bomba seja desligada a tempo, isso pode causar outros prejuízos, uma vez que caso não haja bombas reservas, a planta ficará completamente parada. Portanto, a cavitação prejudica a produtividade de sua planta.

    fonte: https://propeq.com/post/cavitacao-o-que-e-e-como-afeta-a-produtividade-da-sua-planta/?gclid=EAIaIQobChMI-IGB8e6u6wIVl4SRCh3cKw_hEAAYAiAAEgIsQ_D_BwE

    QÉS!

  • CAVITAÇÂO: É a formação de bolhas em torno de um impulsor de bomba.

    As principais consequências da ocorrência da CAVITAÇÂO em sistemas elevatórios sâo queda de rendimento da bomba, ruídos, vibrasões e erosão.

    A pressão atmosférica local influencia a CAVITAÇÃO , visto que, quanto MAIOR for a PRESSÃO ATMOSFÉRICA local, MENOR será a possibilidade de ocorrência da CAVITAÇÃO.