SóProvas


ID
2983828
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quando um líquido em escoamento, em determinada temperatura, passa por uma região de baixa pressão e atinge o nível correspondente à sua pressão de vapor, naquela temperatura, formam-se bolhas de vapor que provocam, de imediato, diminuição da massa específica do líquido. Essas bolhas ou cavidades, sendo arrastadas no seio do escoamento, atingem regiões em que a pressão reinante é maior que a pressão existente na região onde elas se formaram. Esse processo de criação e colapso de bolhas é denominado cavitação.

R. M. Porto. Hidráulica básica. 4.ª ed. São Carlos: EESC-USP, 2006, p. 154 (com adaptações). 

Tendo como referência inicial o texto anterior, julgue o item a seguir, a respeito de aspectos relacionados à cavitação e a redes de água e esgoto.


A pressão de vapor da água diminui com o aumento da temperatura da água.

Alternativas
Comentários
  • A pressão de vapor da água AUMENTA com o aumento da temperatura da água.

    Quanto maior a temperatura, mais energia terão as moléculas e mais fácil será para elas passarem para o estado de vapor, o que acarretará numa maior pressão de vapor.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre o conceito de pressão de vapor.


    Primeiramente é importante definir que a pressão de vapor de um líquido trata-se da pressão exercida pelos vapores de tal líquido numa situação em que os mesmos estão equilibrados dinamicamente com o líquido, para uma certa temperatura. Desse modo, a pressão de vapor mensura a volatilidade de um líquido.


    A vaporização do líquido, isto é, sua ebulição, ocorre quando sua pressão se torna, pelo menos, igual à pressão atmosférica. Logo, a pressão de vapor é uma grandeza diretamente proporcional à pressão atmosférica.


    Para exemplificar, citam-se locais com maior altitude, em que a pressão atmosférica é menor. Nesses casos, a temperatura de ebulição e, consequentemente a pressão de vapor, são menores.


    Nesse contexto, lembrando que a temperatura reflete o grau de agitação das moléculas de um corpo, quanto maior a temperatura, maior será a agitação das moléculas e, consequentemente, maior é a facilidade de as moléculas no estado líquido evaporem.


    Portanto, quanto maior a temperatura da água, maior a pressão de vapor e, portanto, a assertiva do enunciado está errada.


    Gabarito do Professor: ERRADO.


    Vale citar ainda que a cavitação é o nome dado para o fenômeno no qual o líquido escoando no interior de uma tubulação alcança uma pressão estática absoluta menor do que a pressão de vapor, acarretando no surgimento de bolhas de valor e, consequentemente, provoca vibrações e reduz a eficiência da bomba.

  • Pressão de Vapor (Po ): É a situação do fluido onde, a uma determinada temperatura, coexistem as fases do estado líquido e de vapor. Para água a temperatura ambiente de 20º C, a pressão de vapor é de 0,239 metros ou 0,0239 kgf/cm². Quanto maior a temperatura maior a pressão de vapor. Ex: 100º C = Ponto de Ebulição da água = 10,33 metros ou 1,033 kgf/cm² de pressão de vapor;

    FONTE: https://ecivilufes.files.wordpress.com/2011/08/manual-de-hidrc3a1ulica-bc3a1sica-ifba.pdf

  • Pensei logo na panela de pressão.

  • Pensei no diagrama de fases da água. Nele, fica claro que a pressão de vaporização da água fica mais alta com o aumento da temperatura.