SóProvas


ID
2983849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um sistema de recalque ou elevatório é o conjunto de tubulações, acessórios, bombas e motores necessários para transportar certa vazão de água, ou outro líquido, de um reservatório inferior para um reservatório superior. Em sistemas de abastecimento de água, normalmente, ambos os reservatórios estão abertos para a atmosfera e com níveis constantes, o que permite tratar o escoamento como permanente.

R. M. Porto. Hidráulica básica. 4.ª ed. São Carlos: EESC-USP, 2006, p. 123 (com adaptações).

Considerando essas informações, julgue o item que se segue, acerca de sistemas elevatórios.


Em um sistema de tubulações em paralelo, a vazão se divide de forma inversamente proporcional às resistências das tubulações, e a perda de carga total é a mesma em cada tubulação.

Alternativas
Comentários
  • “a perda de carga total é a mesma em cada tubulação.”

    Alguém consegue explicar esse trecho ?

  • Não entendi também

  • Nesta questão a perda de carga será a mesma isso pois na tubulação com maio fator de atrito a vazão, e consequentemente a velocidade, será menos. Já na tubulação com menor fator de atrito a vazão e velocidade serão maiores.

  • Para entender melhor o conceito desta questão é possível fazer uma correlação com energia elétrica e imaginar que a perda de carga seria a diferença de potencial. O circuito elétrico paralelo é o circuito que oferece mais de um caminho para a passagem de corrente elétrica. Ele possui duas ou mais cargas, onde todas são ligadas em paralelo uma com as outras, assim como o próprio nome indica. Neste circuito a  fornecida é a mesma para todas as cargas, porém a corrente elétrica que passa é dividida para cada carga, de acordo com a respectiva resistência.

    Achoque assim fica mais fácil de entender. Apesar da vazão em cada um dos tubos ser diferente ( corrente elétrica no nosso exemplo) a perda de carga (no exemplo é a diferença de potência) é a mesma.

    Espero que assim tenha ficado claro.

    Semprefaço esta correlação para conseguir lembrar.

  • Bombas em série 

    Dada a curva de estrangulação de uma bomba centrífuga, obtém-se a 

    curva de estrangulação de 2 bombas iguais colocadas em série, somando a 

    carga H para um dado valor de Q.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre associação de bombas hidráulicas em série e em paralelo.


    Primeiramente é importante definir que bombas hidráulicas são dispositivos cuja função é conferir energia aos fluídos, aumentando sua pressão e, como consequência, melhorando o escoamento.


    É comum se deparar com situações de grande variabilidade de vazão e de altura total de elevação, dentre as quais uma única bomba não é capaz de garantir as demandas do projeto. Como alternativa, duas ou mais bombas são associadas em série ou em paralelo. A Figura 1 e a Figura 2 apresentam esquemas de bombas associadas em série e em paralelo, respectivamente.


    Figura 1: Esquema da associação de bombas em série.




    Figura 2: Esquema da associação de bombas em paralelo.



    Considerando bombas idênticas, na associação em série:


    - a altura de elevação do sistema consiste no somatório da altura de elevação de cada bomba;

    - a vazão do sistema é a mesma vazão que passa por todas as bombas;

    - a perda de carga no sistema é igual a soma das perdas de carga nos trechos de tubulação.


    Por sua vez, com a mesma consideração de bombas idênticas, na associação em paralelo:


    - a altura de elevação do sistema é a mesma de todas as bombas;

    - a vazão do sistema consiste no somatório da vazão de cada bomba, sendo igual em cada bomba dada a consideração feita. Caso as bombas sejam diferentes, a vazão total do sistema se dividirá de forma inversamente proporcional às resistências de cada trecho de tubulação. Logo, a afirmação da questão está correta;

    - a perda de carga do sistema é igual a perda de carga em cada trecho de tubulação.


    Gabarito do Professor: CERTO.

  • parece que essa banca é formada por pessoas com problemas cognitivos e\ou dislexia.

  • como pode ser inversamente proporcional se em todas equações de hidráulica a vazão está no denominador do outro lado da equação? A perda de carga é idêntica por tratar de dois equipamentos hipoteticamente idênticos, isso é uma informação inútil, aja vista que é óbvio. Só para confundir quem sabe que é variável a perda de carga ao longo da tubulação devido a resistência! Banca diabólica. Estudar não é o suficiente. Tem que estar preparado para um jogo de gato e rato!