SóProvas


ID
2983882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o próximo item, acerca de aspectos relacionados aos componentes do ciclo hidrológico.


Aquiclude constitui-se de uma formação geológica, ou um grupo de formações geológicas, que contém água e permite que esta se movimente em condições naturais e em quantidades significativas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Aquiclude: Rochas que apesar de terem uma grande porosidade, possuem uma permeabilidade baixa não permitindo que a água flua em seu meio.

  • Aquífero: é uma formação geológica (ou um grupo de formações) que contém água e permite que a mesma se movimente em condições naturais e em quantidades significativas.

    Aquiclude: é uma formação geológica que pode conter água, mas sem condição de movimentá-la de um lugar para outro, em condições naturais e em quantidades significativas.

    Aquitardo: é uma formação geológica de natureza semipermeável. Transmite água a uma taxa muito baixa, comparada com a do aquífero.

    GAB: Errado.

    FONTE: Hidrologia: Ciência e Aplicação. Tucci, Carlos.

  • ERRADO

    _______________________________FORMAÇÃO GEOLÓGICA_________________________________________

    AQUÍFERO______________AQUICLUDE___________________________________AQUITARDO

    MOVIMENTA___________ NÃO MOVIMENTA_____________________________SEMIPERMEÁVEL

    AMBOS CONTÉM ÁGUA EM QUANTIDADE SIGNIFICATIVA____________BAIXA QUANTIDADE DE ÁGUA

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre a ocorrência geológica das águas subterrâneas.


    As águas subterrâneas estão no subsolo e dependem de determinadas condições para sua ocorrência, como as condições de porosidade, de fluxo (permeabilidade) e de recarga por meio de infiltração. De acordo com o índice dos termos hidrogeológicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), temos as formações geológicas:


    - Aquíferos (aqua=água + feros=levar): são formações geológicas porosas e permeáveis capazes de armazenar água e servir de transmissor dessa água em quantidades que possam ser aproveitadas em obras de captação, ou seja, a água pode ser movimentada no interior do aquífero. São exemplos de aquíferos as camadas de arenitos e calcários carstificados;


    - Aquitardos (aqua=água + tardare=retardar): são formações geológicas porosas, mas pouco permeáveis, capazes de armazenar e fornecer água lentamente, mas somente em alguns casos para obras de captação. São exemplos de aquitardos os siltes e misturas de siltes, argilas e arenitos;


    - Aquicludes (aqua=água + claudere=aprisionar): são formações geológicas porosas, mas não permeáveis, que possuem uma certa capacidade de armazenamento de água, mas em razão das forças moleculares essa água não pode ser movimentada e aproveitada em obras de captação. São exemplos de aquiclude as argilas, que contém água que não é liberada por gravidade.


    Portanto, a assertiva está errada, já que a água no aquiclude não é capaz de se movimentar em condições naturais e em quantidades significativas.


    Gabarito do professor: ERRADO.

  • Aquitarde – formação geológica que permite a acumulação da água, mas o transporte é lento (ex: argila arenosa); • Aquiclude – material impermeável, com certa capacidade de armazenar água, mas sem capacidade de transmitir (ex: argilas);

    Aquífugo – rochas impermeáveis que não armazenam e não transmitem água (ex: granito não fraturado).

    FONTE: http://www3.snirh.gov.br/portal/progestao/destaque-superior/eventos/oficinas-de-intercambio-1/aguas-subterraneas-1/apresentacoes-ana/ana-1-hidrogeologia-leonardo-de-almeida.pdf