SóProvas


ID
2983885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o próximo item, acerca de aspectos relacionados aos componentes do ciclo hidrológico.


As vazões médias diárias em uma seção transversal de um rio podem ser determinadas por meio de curvas-chaves, que relacionam o nível do rio com a vazão.

Alternativas
Comentários
  • Normalmente a medição de vazão em rios exige uma equipe de técnicos qualificados e equipamentos como molinete, guincho e barcos. Em função disso, as medições de vazão são realizadas com o objetivo de determinar a relação entre o nível da água do rio em uma seção e a sua vazão. Esta relação entre o nível (ou cota) e a vazão é denominada a curva-chave de uma seção. Com a curva-chave é possível transformar medições diárias de cota, que são relativamente baratas, em medições diárias de vazão. 

    Fonte: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/eudesarantes/disciplinas/hidrologia/Medicaodavazao.pdf/at_download/file

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre métodos para medição de vazão em cursos d'água, um conceito de Hidrologia.

     

    Existem vários métodos para medição de vazão, um deles é o da curva-chave. Como a vazão é uma medida do volume de água que passa por uma seção em um determinado tempo, essa medida pode ser associada a uma cota de referência para facilitar o processo de medição da vazão, já que é mais simples medir o nível da água no rio, usando, por exemplo, escalas graduadas (limnímetros), sensores e limnígrafos.


    A medição de vazão pode ser um grande desafio em alguns cursos d'água, principalmente os de grande porte, pois a seção transversal dos canais naturais é irregular e varia ao longo de seu comprimento. Assim, tanto a profundidade quanto a velocidade variam nas dimensões longitudinal e transversal do canal natural.


    O método das curvas-chaves é muito utilizado em Hidrologia e facilita o processo de obtenção das vazões médias, mas vale lembrar que a curva-chave é específica para cada seção do rio. Quando conhecemos a variação do nível na seção ao longo do tempo, podemos usar a curva-chave para obter uma série de vazões.


    Portanto, a assertiva está correta.


    Gabarito do professor: CERTO.

  • JUSTIFICATIVA CESPE

    CERTO. A relação cota-descarga ou curva-chave de uma seção permite calcular a descarga (ou vazão) que corresponde a um dado nível do rio. Essa relação é determinada por uma representação aproximada das medições e apoiada na análise dos parâmetros de escoamento

  • CURVA-CHAVE

     É a relação entre o nível d’água em um canal e sua vazão correspondente (relação cota-descarga).

     A determinação da vazão se de maneira indireta, pois o que se mede efetivamente é a cota do nível d’água e, através da curva -chave, obtém-se a vazão correspondente à cota medida.

     Só pode ser obtida utilizando o s dados de uma estação fluviométrica, a partir dos registros de nível d’água e das vazões correspondentes, obtidas pelo método mais conveniente.

     A relação cota e vazão deve ser UNÍVOCA, ou seja, apenas um valor de vazão associada àquele valor de cota.

     A leitura das cotas pode ser feita de maneira direta (réguas linimétricas fixas) ou indireta (linígrafos).

     A natureza das paredes do curso d’água interfere no processo de escoamento, uma vez que interfere na velocidade de escoamento

    FONTE: https://www.passeidireto.com/arquivo/6114782/estudo-de-vazao