Questão retirada da página 41 do Pressman - 7ª edição
Uma metodologia de processo genérica para engenharia de software compreende cinco atividades:
Comunicação. A intenção é compreender os objetivos das partes interessadas para com o projeto e fazer o levantamento das necessidades que ajudarão a definir as funções e características do software.
Planejamento. A atividade de planejamento cria um “mapa” que ajuda a guiar a equipe na sua jornada. O mapa — denominado plano de projeto de software — define o trabalho de engenharia de software, descrevendo as tarefas técnicas a ser conduzidas, os riscos prováveis, os recursos que serão necessários, os produtos resultantes a ser produzidos e um cronograma de trabalho.
Modelagem. Cria-se um “esboço” da coisa, de modo que se possa ter uma ideia do todo — qual será o seu aspecto em termos de arquitetura, como as partes constituintes se encaixarão e várias outras características. Se necessário, refina-se o esboço com mais detalhes, numa tentativa de compreender melhor o problema e como resolvê-lo.
Construção. Essa atividade combina geração de código (manual ou automatizada) e testes necessários para revelar erros na codificação.
Emprego. O software é entregue ao cliente, que avalia o produto entregue e fornece feedback, baseado na avaliação.