Grácio, Fadel e Valentim (2013, p. 125):
É necessário que a equipe responsável pelas atividades de preservação digital aplique métodos, técnicas e rotinas adequados que garantam a autenticidade do objeto digital. A equipe deve, a partir de informações e conhecimentos, prospectar, analisar e selecionar tecnologias adequadas para essa atividade, e após sua aplicação deve registrar todos os procedimentos executados, retroalimentado os fluxos e rotinas inerentes a autenticidade digital.
Uma das propriedades importantes para garantir a autenticidade de objetos digitais é a utilização de metadados. A literatura sobre essa temática ressalta que os metadados são considerados um dos requisitos essenciais para garantir a autenticidade de um objeto digital.
Gab. A
GRÁCIO, José Carlos Abbud; FADEL, Bárbara; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Preservação digital nas instituições de ensino superior: aspectos organizacionais, legais e técnicos. Perspectivas em Ciência da Informação, v.18, n.3, p.111-129, jul./set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pci/v18n3/08.pdf