SóProvas


ID
2985364
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No Sistema de Contas Nacionais do Brasil, a mensuração da Formação Bruta de Capital Fixo

Alternativas
Comentários
  • A formação bruta de capital fixo (FBCF) é a operação do Sistema de Contas Nacionais (SCN) que registra a ampliação da capacidade produtiva futura de uma economia por meio de investimentos correntes em ativos fixos, ou seja, bens produzidos factíveis de utilização repetida e contínua em outros processos produtivos por tempo superior a um ano sem, no entanto, serem efetivamente consumidos pelos mesmos

     

    FONTE: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ftp://ftp.ibge.gov.br/Contas_Nacionais/Sistema_de_Contas_Nacionais/Notas_Metodologicas/19_formacao_capital.pdf

     

    Em outras palavras, a FBCF é nada mais do que a utilização de bens para produção de outros bens, pode ser utilizada na conta investimentos da iniciativa privada (FBCF + variação de estoques), mas na ótica do setor público está vinculada aos investimentos do governo,  isso explica o porquê  deve estar presente no planos de contas dos Balanços Orçamentários dos diferentes níveis de governo, 

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre contas Nacionais do Brasil.

    A formação bruta de capital fixo compõe o investimento, juntamente com a variação dos estoques (I = FBCK + dE). 

    Na Economia, investimento não é o investimento financeiro, mas sim o investimento produtivo, isto é, o investimento destinado a adquirir fatores de produção (principalmente capital, daí o nome formação bruta de capital fixo), para aumentar a capacidade produtiva da economia. 

    Além disso, o investimento também pode ser dividido em Investimento Público e Investimento Privado (I = Ip + Ig).

    Vamos às alternativas:

    A) Incorreta. Os bens de capital, por sua natureza, são utilizados por mais de um ano. Uma empresa que compra uma máquina para produzir, certamente a utilizará por mais de um ano (geralmente elas são usadas por 5 anos). No entanto, o investimento não leva em conta só  ativos tangíveis (como máquinas e equipamentos). Os ativos intangíveis, como softwares, também entram no conceito, daí o erro da alternativa. 

    B) Incorreta. Nós temos dois lados na Economia: o lado monetário (o mercado monetário, que cuida da oferta e demanda de moeda) e o lado real (o mercado de bens e serviços, que cuida da oferta e demanda de bens e serviços). O Banco Central supervisiona o lado monetário e os investimentos das empresas financeiras tem mais a ver com aplicações no mercado financeiro (conceito popular de investimento, que não é o conceito de investimento produtivo, que estamos utilizando aqui, ou seja, não é FBCF).

    C) Incorreta. Alternativa quase certa. Mas falou em “consumo" ali na parte final, o que deixou a alternativa errada. FBCK tem a ver com investimento. 

    D) Correta. Essa alternativa é uma mescla com os conceitos de Administração Financeira e Orçamentária. Como parte do Investimento vem do poder público (I = Ip + Ig), por certo que este tipo de previsão constará dos orçamentos dos diferentes níveis e governo, daí a referência aos Balanços Orçamentários. 

    E) Incorreta. Investimento tem a ver com a capacidade produtiva da economia, não com as famílias.


    Gabarito do Professor: Letra D.