SóProvas


ID
2985370
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sob o modelo IS-LM e uma demanda por moeda infinitamente inelástica em relação à taxa de juros, a autoridade de um país com economia fechada, ao pretender expandir a renda,

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    Para responder essa questão, o candidato teria que ter conhecimento da eficácia das curvas em uma variação do mercado. 'demanda por moeda infinitamente inelástica em relação à taxa de juros" Esse ponto é crucial pra responder a questão.

    Nesse trecho o candidato teria que saber que se trata do modelo clássico. Para o modelo clássico a economia tendia para o pleno emprego. Não existia a demanda por motivo especulação, mas tão somente por transação e precaução. Com isso e demanda por moeda para eles é insensível ou totalmente inelástica a taxa de juros. Diferente para Keynes onde para ele o motivo especulação era relevante.

    No caso clássico da curva LM a política fiscal é ineficaz para aumento de renda ou emprego.

  • No caso em que a curva LM é infinitamente inelástica em relação à taxa de juros, temos que o formato da curva LM é vertical, ou seja, a Politca Fiscal é ineficaz. Gabarito letra C

  • Quando a moeda é infinitamente elástica em relação à taxa de juros, então a curva LM (que corresponde ao mercado monetário) é plenamente vertical. Esse caso corresponde ao caso clássico. Quando a LM é vertical tem-se uma ineficiência da política fiscal.

    Gabarito letra c

  • Se a curva LM é perfeitamente inelástica, significa que independentemente da variação dos juros, a renda vai se manter. Este não por acaso é o caso clássico, pois a renda é influenciada pela variação dos juros somente se houver especulação. Dito isso, uma política fiscal expansionista vai surtir efeito nenhum, a não ser o crowding-out.

  • GABA c)

    Modelo IS-LM e uma demanda por moeda infinitamente inelástica (LM vertical).

    Independente de qual ponto da (LM) estiver a (IS), o nível de produto não se alterará (política fiscal INEFICAZ)

  • Fala meu povo! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Modelo IS/LM.

    Os economistas clássicos acreditavam que a única função da moeda era a de meio de troca. Assim, a demanda por moeda não dependeria da taxa de juros. Aplicando esse pressuposto ao Modelo IS-LM, chegamos ao Caso Clássico, no qual a demanda por moeda é infinitamente inelástica à taxa de juros, o que ocasionaria uma curva LM 100% vertical.

    No caso clássico, a política fiscal (curva IS) é ineficaz para aumentar a renda. A política monetária é a única que consegue expandir a renda.

    Vamos às alternativas!

    A) Incorreta. A armadilha de liquidez é um caso no qual a LM é 100% horizontal (e não 100% vertical, como ocorre quando a demanda é insensível à taxa de juros). Ou seja, na situação de armadilha de liquidez a LM é 100% horizontal, já no caso clássico, a LM é 100% vertical.

    B) Incorreta. No caso clássico, a política fiscal é ineficaz para aumentar a renda.

    C) Correta. Já que no caso clássico, a política fiscal é ineficaz para aumentar a renda.

    D) Incorreta. O enunciado nos pergunta o que seria capaz de expandir a renda. Pois bem políticas monetárias contracionistas aumentam os juros, mas DIMINUEM a Renda.

    E) Incorreta. No caso clássico, a política fiscal (de que é exemplo o aumento de gastos públicos) é ineficaz para aumentar a renda.


    Gabarito do Professor: Letra C.