Conforme Rowley (2002, p. 21) fala que:
A biblioteca virtual, porém, não implica localização física, seja para o usuário final, seja para a fonte. O usuário pode acessar a informação a partir de qualquer ponto e a informação estar em qualquer lugar. [...], a biblioteca virtual independe de local, é acessada e fornecida pelas redes de comunicações, enquanto a biblioteca eletrônica pode ser visitada fisicamente pelo usuário. A biblioteca virtual, é claro, pode ser oferecida pela biblioteca eletrônica, mas a recíproca não é verdadeira.
Segundo Vieira (2014, p. 14; 19):
Rusch-Feja(1999) define a biblioteca híbrida como um modelo transacional entre a impressa e a digital, ou seja, ela deve integrar o acesso a diferentes tecnologias para facilitar o acesso à informação através de diferentes mídias.
Defini-se biblioteca digital como ma "biblioteca que tem como base informacional conteúdos em texto completo em formatos digitais- livros, periódicos, teses, imagens, etc.", disponíveis para aceso, com processos padronizados, servidores próprios ou distribuídos e acessados via internet (MARCONDES et al, 2006, p. 16).
De acordo com Vergueiro (1989, p. 20-21):
Bibliotecas universitárias - devem atender aos objetivos da universidade, a saber, o ensino, a pesquisa e a extensão à comunidade.
E conforme Divina Aparecida Silva e Iza Antunes (2014, p. 44):
Biblioteca especial - são as bibliotecas que atendem a uma categoria especial de usuário, por exemplo, pessoas com dificuldades de visão ou cegos. Nesse caso, as bibliotecas são formadas por um acervo de documentos, sonoros, em suporte papel com escrita em braille, ou com escrita em tipos maiores.
Gab. C