SóProvas


ID
2985928
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com MARCONDES e SAYÃO (2009, p. 10):

“Repositórios institucionais são entendidos hoje como elementos de uma rede ou infraestrutura informacional de um país ou de um domínio institucional, destinados a garantir a guarda, preservação a longo prazo e, fundamentalmente, o livre acesso à produção científica de uma dada instituição.”

Desde a publicação do Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica pelo IBICT em 2005, têm ocorrido, principalmente no âmbito das Bibliotecas Universitárias no Brasil, esforços para a implantação de RI´s nas Instituições com vistas a garantir um sistema brasileiro de livre acesso à produção científica do país, “destinada a guardar, preservar e garantir livre acesso, via internet, à produção científica no âmbito de uma dada instituição.”

Acerca desses RI´s, analise as afirmativas abaixo:

1. Há muitos softwares disponíveis para a implementação de repositórios digitais e os mais sofisticados, técnica e funcionalmente, são os proprietários.

2. É um tipo de biblioteca digital de modelo Intranet que serve apenas para disseminação de toda a informação interna produzida em uma determinada instituição.

3. Os Repositórios Institucionais trazem, agora, para universidades e instituições de pesquisa, a oportunidade de se fortalecerem institucionalmente a partir da visibilidade de sua produção acadêmica organizada e disponível, como um retrato fiel de sua instituição.

4. Os RI´s lidam com a produção científica de uma determinada instituição, contemplando a reunião, o armazenamento, a organização, preservação, recuperação e, sobretudo, a ampla disseminação da informação científica produzida.

5. O desafio da implantação dos Repositórios Institucionais também retoma propostas metodológicas tão caras aos profissionais de informação, como o controle bibliográfico, a catalogação na fonte, o trabalho cooperativo devido a sua importância e impacto social.

Estão CORRETAS 

Alternativas
Comentários
  • Para que seja factível desenvolver repositórios institucionais adequados a políticas e a modelos específicos e que, ao mesmo tempo, acomodem a pluralidade de interesses das diversas comunidades, é necessário adotar plataformas de software versáteis, com capacidade de expansão e de integração a outros programas que possam apoiar o atendimento às demandas atuais e futuras.

    A boa notícia é que há uma extraordinária oferta de software para implementação de repositórios digitais e, surpreendentemente, os mais sofisticados, técnica e funcionalmente, são livres e de código aberto. Esse fato coloca um desafio importante para quem deseja desenvolver um repositório: selecionar a plataforma de software mais adequada aos requisitos técnicos, funcionais e gerenciais estabelecidos como perfil para o repositório. (MARCONDES; SAYÃO, 2009, p. 26-27)

    No contexto do presente estudo, podemos pensar no repositório institucional como uma base de dados na Web na qual uma instituição de pesquisa deposita sistematicamente sua produção acadêmica e a disponibiliza de forma ampla para as comunidades interessadas. Sobre essa base de dados é oferecido um conjunto de serviços voltados para a gestão e para a disseminação de informações em formato digital. (MARCONDES; SAYÃO, 2009, p. 23-24)

    Repositórios institucionais trazem agora para universidades e instituições de pesquisa a oportunidade de se fortalecerem institucionalmente a partir da visibilidade de sua produção acadêmica organizada e disponível, como um retrato fiel de sua instituição, a partir de seu repositório institucional. (MARCONDES; SAYÃO, 2009, p. 21) 

     os repositórios digitais, ferramentas incrementadas pela política de acesso livre à produção científica e pela tecnologia de open archives, que foram também impulsionadas pela aceitação das instituições científicas, tendo em vista que têm como finalidade reunir, preservar, dar acesso e disseminar o conhecimento produzido pela comunidade científica de uma determinada instituição, contribuindo para o reconhecimento e visibilidade do pesquisador e de sua instituição de origem, bem como para acelerar o avanço da ciência (VARELA; BARBOSA; GUIMARÃES, 2009, 131)

     O livre acesso à informação científica de boa qualidade, capaz de impulsionar a pesquisa brasileira, sempre foi um objetivo caro e especial de tantos sistemas de ICT implantados no Brasil desde o surgimento do CNPq e do IBBD na década de 1950. O desafio da implantação dos repositórios institucionais também retoma propostas metodológicas tão caras aos profissionais de informação, como o controle bibliográfico, a catalogação na fonte, o trabalho cooperativo. Este livro é dedicado aos profissionais de informação para fortalecê-los neste desafio (MARCONDES; SAYÃO, 2009, p. 19)

    Gabarito: C