SóProvas


ID
2985937
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Fujita (2006), ao discorrer acerca da gestão de bibliotecas universitárias, adota uma óptica norteada pela teoria contingencial em uma perspectiva contemporânea, em que a biblioteca universitária é compreendida em seu contexto mais amplo, a Universidade ou a Instituição de Ensino Superior – uma vez que sua gestão não poderá estar desvinculada do meio-ambiente acadêmico e sua cultura. Logo, a autora compreende a Universidade enquanto “organismo vivo”, atuante como gerador, transmissor e receptor de conhecimentos.

Nesse contexto, a autora afirma que: “[...] a biblioteca universitária torna-se consciente de sua função intermediadora, realizando os processos documentários e preservando a informação para sua próxima transformação em conhecimento, em uma espiral de evolução científica e tecnológica”.

Nesse ínterim, a autora, norteada pelo pensamento de López Yepez (2000), aponta as funções básicas da biblioteca universitária, que, segundo ela, “derivam dessa dinâmica social que, em um movimento circular, fornecem insumos para sua própria continuidade”.


Com isso, quais as funções básicas da biblioteca universitária apontadas pela autora?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Conforme Fujita (2006) "as funções básicas da biblioteca universitária derivam dessa dinâmica social que, em um movimento circular, fornecem insumos para sua própria continuidade. Dentro dessa dinâmica, visualizamos as funções de:

    Armazenagem do conhecimento: desenvolvimento de coleções, memória da produção científica e tecnológica, preservação e conservação;

    Organização do conhecimento: qualidade de tratamento temático e descritivo que favoreça o intercâmbio de registros entre bibliotecas e sua recuperação;

    Acesso ao conhecimento: a exigência de informação transcende o valor, o lugar e a forma e necessita de acesso. Por isso devemos pensar não só em fornecer a informação, mas possibilitar o acesso simultâneo de todos".