SóProvas


ID
298597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Filosofia do Direito
Assuntos

Conhecemos pouco dos sofistas. Em primeiro lugar,
porque, com exceção de um sofista tardio, Isócrates, de quem
temos as obras, não possuímos senão fragmentos dos dois
principais sofistas: Protágoras de Abdera e Górgias de Leontini.
Em segundo, porque os testemunhos recolhidos pela doxografia
foram escritos por seus inimigos — Tucídides, Aristófanes,
Xenofonte, Platão e Aristóteles —, que nos deixaram relatos
altamente desfavoráveis nos quais o sofista aparece como
impostor, mentiroso e demagogo. Esses qualificativos
acompanharam os sofistas durante séculos e a palavra sofista era
empregada sempre com sentido pejorativo.

Marilena Chaui. Introdução à história da filosofia – dos pré-socráticos
a Aristóteles
. São Paulo: Cia. das Letras, 2002 (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que
se seguem.

A sofística é uma arte e uma ciência. Além de um modo de ensinar, ela designa uma doutrina, tal qual a dos filósofos diferindo da destes apenas por seus desdobramentos práticos e por suas implicações políticas.

Alternativas
Comentários
  • Na visão de Aristóteles: "A sofística é uma sabedoria aparente e sofista é quem visa essa sabedoria aparente". Apesar de seus discursos conterem questões filosóficas, é-lhes negado o caráter de filósofos, visto serem considerados pregadores de uma Filosofia falsa.

    Os maiores sofistas foram: Górgias (cético), Protágoras (relativista, para alguns; subjetivista para outros), Hípias, Prodico e Eutidemo.

    Sócrates foi grande opositor dos sofistas (era da classe dominante, aristocrático). (p. 2899, vol. letras R, S; PAPE - Programa Auxiliar de Pesquisa Estudantil.

    Dicionário Aurélio: 

    para o vocábulo sofista:  "Os sofistas desenvolvem especialmente a retórica, a eloquência e a gramática."

    Górgias: que atribuiu grande importância à linguagem.

    Dicionário Aurélio: 

    para o vocábulo sofística: 1. "o conjunto das doutrinas dos sofistas gregos. 2.Tendência intelectual que lhes é comum. 3. Arte de sofismar.

    O ITEM ESTÁ ERRADO, porque a sofística é o conjunto das doutrinas dos sofistas gregos. E pertence ao campo da filosofia na atualidade, embora na época em que nasceu o fenômeno não fosse reconhecido como tal. O item menciona que é uma doutrina isolada e paralela à filosofia, o que está equivocado.

    os senhores concordam? Alguém tem o conceito de sofística pelo dicionário Houaiss?
  • É uma arte enquanto retórica e uma ciência enquanto linha filosófica. Forte inspiradora de NIetszche, afastou a moral e a religião como freios a realização do homem. Designa sim uma doutrina, não tal qual a dos filósofos, pois ela mesma é uma linha filosófica. Se a comparação é em relação a escola de Sócrates, posteriormente evoluída na linha platônica e aristotélica, os desdobramentos vão além de questões práticas e implicações políticas, discernindo na própria essência da construção teórica. 

    Os sofistas são os primeiros a romperem com a busca pré-socrática por uma unidade originária (a physis) iniciada com Tales de Mileto e finalizada em Demócrito de Abdera (que embora tenha falecido pouco tempo depois de Sócrates, tem seu pensamento inserido dentro da filosofia pré-socrática).

    A principal doutrina sofística consiste, em uma visão relativa de mundo (o que os contrapõe a Sócrates que, sem negar a existência de coisas relativas, buscava verdades universais e necessárias). A principal doutrina sofística pode ser expressa pela máxima de Protágoras: "O homem é a medida de todas as coisas".

    Tal máxima expressa o sentido de que não é o ser humano quem tem de se moldar a padrões externos a si, que sejam impostos por qualquer coisa que não seja o próprio ser humano, e sim o próprio ser humano deve moldar-se segundo a sua liberdade.

    Outro sofista famoso foi Górgias de Leontini, que afirmava que o 'ser' não existia. Segundo Górgias, mesmo que se admitisse que o 'ser' exista, é impossível captá-lo. Mesmo que isso fosse possível, não seria possível enunciá-lo de modo verdadeiro e, portanto, seria sempre impossível qualquer conhecimento sobre o 'ser'.

    Estas visões contrastantes com a de Sócrates (que foram adotadas também por Platão e Aristóteles, bem como sua "luta" anti-sofista) somada ao fato de serem estrangeiros - o que lhes conferia um menor grau de credibilidade entre os atenienses - contribuiu para que seu pensamento fosse subvalorizado até tempos recentes.

  • Tb não é considerado ciência até onde eu saiba... arte até pode ser, por causa da retórica, acredito...

  • Analisando a questão:

    “Sofística" (do lat. sophisticus, do gr. sophistike) é uma denominação genérica do conjunto de doutrinas de filósofos contemporâneos de Sócrates e Platão, conhecidos como sofistas. A sofística se caracteriza pela preocupação com questões práticas e concretas da vida da cidade, pelo relativismo em relação à moral e ao conhecimento, pelo antropocentrismo, pela valorização da retórica e da oratória como instrumentos da persuasão que caracterizava a função do sofista, e, em consequência, pelo conhecimento da linguagem e domínio do discurso, essenciais para o desenvolvimento da argumentação sofística. A sofistica não chegou a constituir propriamente uma escola, porém o termo é utilizado, frequentemente com sentido negativo, sobretudo para designar o contraste entre o racionalismo teórico e especulativo da filosofia de Sócrates, Platão e Aristóteles, com a atitude pragmática e antimetafisica dos sofistas".

    Acredito que a sofística não pode ser considerada uma ciência, afirmação que torna a assertiva falsa.

    Fonte: Dicionário de Filosofia. Hilton Japiassú e Danilo Marcondes. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 2001.

    Gabarito: ERRADO
  • "Os sofistas representaram a ruptura com o pensamento mitológico dos pré-socráticos, voltando o pensamento dos deuses para os homens. Famosa frase: “o homem é a medida de todas as coisas”.

    Os sofistas romperam com a herança cultural pré-socrática ao voltar a filosofia para o estudo do homem, como ser individual e social, colocando-se como radicais opositores da tradição, sobre definições absolutas, conceitos fixos e eternos, sobre tradições inabaláveis, com isso relativizando o conceito de justiça que é igualado ao conceito de lei, de legalidade.Os sofistas, tais como Protágoras e Górgias, relativizaram a possibilidade de conhecimento, afirmando, no que se refere ao direito, que o senso de justiça não advém de deuses, mas sim do fruto das convenções humanas, variando com o tempo e com o imperativo das circunstâncias. Ademais, eles apontavam a identidade entre a legalidade e a justiça, de modo a favorecer o desenvolvimento de ideias que associavam à inconstância da lei a inconstância do justo.Por passarem o foco ao homem, os sofistas foram tidos como os precursores da sociologia. Por intermédio do relativismo, eles inauguraram a crítica social, já que lançaram dúvidas sobre a capacidade de justiça da polis grega". (RESUMO DE HUMANÍSTICA).

  • "A assertiva é falsa. Falsa vez que seus críticos, denominados filósofos pelo examinador, criticavam sua essência de educar, e não por razões políticas. A sofística, portanto, não pode ser tratada como uma doutrina, mas como um parâmetro de educação, essencialmente criticado por ser um sistema de formação de pessoas e pensadores que não se preocupava com o que estava formando, mas apenas com o lucro na formação de estadistas.

    A diferença residia nos ideais. Enquanto Sócrates pregava a justiça e a solidariedade por meio da educação, os sofistas pregavam o individualismo, ao saber em si considerado, ainda que o conhecimento geral de tudo, quando Sócrates revelava que nada sabia."

    http://ww3.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20100610152444680  

  • Acho que o termo ciência nesse contexto é utilizado como técnica (ou mesmo como episteme em oposição a doxa). Até porque a própria filosofia não é científica, em termos atuais. Achei confusa a questão, talvez o erro seja dizer que a sofistica seja uma doutrina, tendo em vista a diversidade de teses dos sofistas. Acho que atualmente ninguém discorda que os sofistas foram filósofos e que utilizavam não só da erística como também da reflexão sobre a "verdade" e sua possibilidade. Minha opinião...

  • GABARITO: ERRADO

    Diferente da lógica aristotélica, por exemplo, em que para se chegar a uma conclusão verdadeira, a premissa deve ser verdadeira, o sofismo está preocupado em vencer as discussões pela defesa do argumento, ainda que estes não fossem válidos. Ou seja, a busca pela verdade não era o objetivo, até porque, os sofistas a consideravam relativa, mas o convencimento da verdade.

    Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/filosofia/sofistas