SóProvas


ID
298618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Filosofia do Direito
Assuntos

A respeito do peso das Ciências Sociais e da Sociologia em suas
relações com as demais áreas do conhecimento humano, julgue
os itens que se seguem.

O conceito de relações de poder confere mobilidade ao conceito tradicional de poder, relacionando-o à idéia de exercício e saber.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CONSIDERADO CERTO NO GABARITO PROVISÓRIO E DEFINITIVO.
  • Focault, membro da Escola Objetiva Francesa e do grupo de Émile Durkheim, ensina que o poder está vinculado ao exercício do saber, que tem a função política e de controle da sociedade. 

  • Análise da questão:

    Michel Foucault, nas obras A ordem do discurso e Microfísica do poder, é um dos autores que expõe a relação entre o saber e o poder nas relações sociais, bem como teoriza acerca das amarras sociais desenvolvidas nessa interação. Conforme o autor, “O exercício do poder cria perpetuamente saber e, inversamente, o saber acarreta efeitos de poder." (FOUCAULT, 2007, p. 80).

    A assertiva está correta.

    Fontes:
    FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de Dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. Edições Loyola, São Paulo, 2004.
    FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução Roberto Machado. 24. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007.


    Gabarito: CERTO
  • GABARITO CERTO

     

    Para quem gosta de sociologia, aí vai!

     

    Poder é um termo que  derivou do latim'' possum,'' que significa “ser capaz de”, 

    Segundo a sociologia, poder é a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, não somente de maneira persuasiva e ativa, mas de maneira insconsciente e passiva. No entanto existem mais de um tipo de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, ''O PODER AMOROSO'' ,CUIDADO, ESSE MATA!(...)

    Um sociólogo muito importante para a ciência social, é max weber, este escreveu sobre diversos assuntos peculiares na sociedade, INCLUSIVE SOBRE ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO , que com certeza tem a vê com poder, porém não cheguei a terminar nenhum de seus livros físicos, no entanto, eu tive contato com ele (em diversos livros didáticos de sociologia, creio que li uns 3, 4) , no entanto numa visão simples e resumida de sua estrutura sociológica, a visão de Weber é de uma Teia de Relações, semelhante a uma teia de aranha . Os pontos se encontram formando um todo, que representa o todo da teia, ou, transferindo para a realidade, a sociedade em seu ''íntegro''. Cada individuo, nessa configuração, se relaciona com o outro num processo positivo que influi o “bom funcionamento da sociedade”. Porém, para que haja esse bom funcionamento da sociedade, na ideia de ''teias gigantes'', é necessário um elemento que force os indivíduos a agirem de tal forma.Para Weber, esse elemento  é inerente ao ser humano e chamado por ele de espíritus. E por chegarmos ao assunto espírito, logo, perceberá que o que descrevo está se derivando para o assunto ''ética'', no entanto, uma das célebres obras de webber, é A ética protestante e o espírito do capitalismo. E sendo a partir da ética e moral, que o indivíduo , tendo em si o espírito, haverá de escolher como atuar através destas teias, mesmo notando que se um não se move nas teias, este um fica bloqueado, e preso a mesma classe social. Terminando,a ideia de poder em webber, significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo que contra toda a resistência e qualquer que seja o fundamento dessa probabilidade.

    Para pierre bordieu, é mais interessante ainda.  Recomendo ,para você que leu até aqui, que pesquise sobre. (Bordieu é um seguidor de webber, de uma forma intelectual, não falo que ele é fã...)

     

    Bons estudos!