SóProvas


ID
2986210
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma vulnerabilidade existente no computador de um funcionário fez com que ele recebesse automaticamente, por meio da rede, um malware que passou a consumir grande quantidade de recursos, deixando o computador lento. Esse malware passou a enviar cópia de si mesmo para outras pessoas e a participar de um ataque de negação de serviço com objetivo de tirar o site do ar. As características descritas permitem concluir que o malware recebido pelo funcionário pode ser um

Alternativas
Comentários
  •  

    Questão Muito Difícil 50%

    Gabarito Letra C

     

     

    A letra C é bot no lugar de dot

     

    BACKDOOR(porta dos fundos):  É um vírus que permite que hackers tenham o controle do micro infectado pela "porta de trás". Os backdoors vêm embutidos em arquivos recebidos por e-mail ou baixados da internet. O usuário libera o vírus ao abri-lo, permitindo que o autor malicioso passe a controlar o computador infectado.

     

     

    Bot ou Botnet ( robô, rede de robôs)  é um programa que ao invadir um computador torna ele ou a rede invadida sistemas zumbis, podendo ser estes utilizados para atacar outros computadores, redes e sites. Geralmente quando ouvimos falar em ataque DDoS, leia mais aqui, são estes computadores que estão sendo utilizados para atacar as redes, servidores de DNS ou websites.


    CAVALO DE TROIA,TROJAN (trojan horse): é um malware (programa malicioso) que age tal como na história do Cavalo de Troia, entrando no computador e criando uma porta para uma possível invasão; e é fácil de ser enviado, clicando na ID do computador e enviando para qualquer outro computador


    DOT: Extensão DOT, hackers criptografa seus aquivos para a extensão .dot "pede um resgate" para descriptografar eles


    RANSOMWARE(software de resgate): o mesmo do DOT


    ROOTKIT ( KIT: ferramentas, ROOT: superusuário) malware se integra a partes do sistema operacional para que não seja possível fazer a leitura do mesmo no disco rígido do computador. Assim dando a impressão que o mesmo não existe. Desta forma os antivírus não conseguem ler o código do malware para efetuar testes de detecção e identificar a ameaça. Outra função comum é camuflar seu processo de execução o fazendo rodar como uma thread em algum processo essencial do sistema, como o Explorer no Windows. Assim não podendo ser visualizado no gerenciador de tarefas e enganando profissionais na área de TI e sistemas de detecção menos avançados


    SPYWARE (software espião) consiste em um programa automático de computador que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o conhecimento e consentimento do usuário.


    VÍRUS Em informática, um vírus de computador é um software malicioso que é desenvolvido por programadores geralmente inescrupulosos. Tal como um vírus biológico, o programa infecta o sistema, faz cópias de si e tenta se espalhar para outros computadores e dispositivos de informática.


    WORM( VERME, MINHOCA) Diferente dos vírus comuns, os worms podem se autorreplicar sem a necessidade de infectar arquivos legítimos, criando cópias funcionais de si mesmos. Essas características permitem que os worms se espalhem por redes de computadores e drivers USB. Alguns worms também se alastram por mensagens de e-mail, criando anexos maliciosos e os enviando para as listas de contato da conta invadida

     

     

     

     

    Bendito seja o nome do SENHOR!

  • Gabarito C.

    Daqui a pouco chega o chato do @estudantesolitário.

  • GABARITO - LETRA "C".

    PROPAGA-SE PELA REDE, DEIXANDO O COMPUTADOR LENTO = WORM.

  • GAB: C

    O correto seria BOT e não DOT.

  • Antonio, da um block nesse cuz4o já eras...

  • Se tivesse escrito Bot a questão seria fácil. Anulação.

  • Não conheço o tal Dot!!!

  • "por meio da rede" aqui já mata a questão. WORM

  • Gabarito"C''.

    Um verme informático (worm) é um programa que se auto reproduz e que pode se deslocar pelas redes utilizando os mecanismos das mesmas, sem precisar de um suporte de software ou de hardware (como um disco rígido, um programa hóspede, um arquivo, etc.) para se propagar. Portanto, um verme é um vírus de rede

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Alternativa C

    Matei a questão pelo fato Worm fazer cópias de si mesmo. Só tinha ele nas alternativas, nem sabia o que era dot.

    Worm =não precisa de hospedeiro para se replicar, ele automaticamente gera cópia de si mesmo.

  • gab. C

  • Worm - Principal característica é se replicar pelo computador do usuário ou pela rede de computadores à qual a máquina contaminada está conectada, e não danificar o sistema, como faz o vírus.

  • Os softwares maliciosos são desenvolvidos para obter informações do usuário, de seu dispositivo ou de sua rede. Eles utilizam técnicas diferentes para obtenção das informações, e cada um tem um método de propagação para atacar novos alvos.

    Worms são um tipo de malware que, ao conseguirem invadir uma máquina, seguem se replicando e consumindo recursos computacionais, mesmo que muitas vezes não causem alterações no sistema ou corrompam arquivos.
    O ransomware é um malware que sequestra os dados do computador, criptografa os arquivos pessoais mantendo o sistema operante. Cobra dinheiro para a liberação, apagando os dados caso o prazo de resgate não seja cumprido ou se tentar a liberação do acesso sem o pagamento.
    Spywares são malwares do tipo “espiões" encaminhados em emails voltados a capturar senhas.
    Os cavalos de Troia são softwares que entregam uma informação ou conteúdo ao usuário enquanto desativa as proteções do dispositivo, permitindo outras invasões.
    Vírus são programas, ou parte de um programa  de computador, normalmente maliciosos, que se propagam inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Gabarito: Letra C.



  • Quem malware é esse tal de DOT?

  • GABARITO LETRA C

    VÍRUS - Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    Há diferentes tipos de vírus. Alguns procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas.

     

    WORM - Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.

     

    TROJAN HORSE - Cavalo de troia, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

    Exemplos de trojans são programas que você recebe ou obtém de sites na Internet e que parecem ser apenas cartões virtuais animados, álbuns de fotos, jogos e protetores de tela, entre outros. Estes programas, geralmente, consistem de um único arquivo e necessitam ser explicitamente executados para que sejam instalados no computador.

    SPYWARE - Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

    Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas.

     

    BACKDOOR - Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

    Pode ser incluído pela ação de outros códigos maliciosos, que tenham previamente infectado o computador, ou por atacantes, que exploram vulnerabilidades existentes nos programas instalados no computador para invadi-lo.

    Após incluído, o backdoor é usado para assegurar o acesso futuro ao computador comprometido, permitindo que ele seja acessado remotamente, sem que haja necessidade de recorrer novamente aos métodos utilizados na realização da invasão ou infecção e, na maioria dos casos, sem que seja notado.

     

    https://cartilha.cert.br/malware/

     

     

  • DOT eu também não conheço.

    Mas vírus e cavalo de tróia/trojan não se auto-multiplicam.

    Então só sobra a letra C.

  • letra C porque se trata de worm seria um verme que tem a autacapacidade de se multiplicar por se mesmo e causar lentidão no PC