SóProvas


ID
2986354
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Segundo Moraes (2014), os microrganismos que colonizam o intestino podem alterar a expressão gênica em células da mucosa intestinal e, em última instância, alterar a função do trato gastrointestinal (TGI). O efeito clínico nutricional/metabólico da redução do peso pode ocorrer por meio de uma dieta com:

Alternativas
Comentários
  • O Lactobacillus gasseri é uma bactéria probiótica ácido lática que se origina no intestino humano. Ela tem a capacidade de melhorar o ambiente intestinal e realizar ações benéficas, incluindo a redução da gordura visceral em seres humanos com excesso de peso. Também se apresenta como uma inovação no tratamento da obesidade, pois possui a capacidade de promover a perda de peso e diminuir a gordura abdominal

    PROPRIEDADES:

     Redução do peso corporal, gordura subcutânea e gordura abdominal;

     Redução dos níveis de leptina;

     Redução da resistência insulínica;

     Redução dos níveis de glicose no sangue;

     Regulação da microbiota intestinal;

     Auxilia pacientes intolerantes à lactose.

    MECANISMO DE AÇÃO:

    A administração de Lactobacillus gasseri, sem mudança de comportamento e dieta, auxilia na redução do peso corporal e circunferência da cintura e quadril em indivíduos obesos e com sobrepeso.

    Acredita-se que o efeito antiobesidade do L. gasseri seja atribuído ao aumento dos níveis de genes relacionados à oxidação de ácidos graxos e redução de genes relacionados à síntese destes ácidos graxos e ainda, aumento da expressão do GLUT4, principal transportador da glicose, e redução dos níveis de leptina e insulina4. Indivíduos obesos apresentam aumento do hormônio leptina circulante e uma resistência a ela, pois a maior fonte desse hormônio é o tecido adiposo subcutâneo. Ao ser administrado o L. gasseri impede o aumento de leptina plasmática4.

    Além disso, outro estudo que avaliou o efeito dos L. gasseri sobre respostas lipídicas séricas pós-prandiais em indivíduos com níveis de triacilglicerol em jejum superiores a 200mg/dl demonstrou que o consumo deste probiótico reduz os níveis séricos de ácido graxos não esteroides pós-prandiais e em jejum, sugerindo sua possível contribuição para a redução do risco de obesidade e diabetes mellitus tipo 25.