SóProvas


ID
2988142
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O governo nascido do golpe de 1964 foi definido certa vez como o “Estado Novo da UDN”. Essa definição tem sua razão de ser. Durante duas décadas, políticos udenistas – representantes de parcelas importantes das elites empresariais e agrárias – dificilmente chegam a conseguir apoio de mais de 30% do eleitorado brasileiro. Entretanto, através da ditadura militar, puderam implementar várias de suas propostas em matéria de política econômica.”

[PRIORI, Mary Del, VENÂNCIO, Renato. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Planeta do Brasil, 2010, p. 279]


São propostas de política econômica que foram implementadas por esse núcleo político neste contexto:

Alternativas
Comentários
  • A política econômica durante o regime militar concentrou-se principalmente no controle da inflação e no aumento dos investimentos estrangeiros.

    O primeiro fez com que cortes abusivos fossem feitos, os salários não foram reajustados de acordo com a inflação, fazendo sacrificar os setores mais pobres da sociedade.

    O segundo, foi a massiva abertura de capital, nessa época, devido a guerra fria, os EUA concedia crédito barato aos países vizinhos que aderisse a sua linha ideológica. O Brasil nesse momentos fez grandes empréstimos externos com taxas de juros baixas e permitiu o investimentos de muitas empresas estrangeiras, inclusive norte americanas.

    No entanto, após o milagre econômico e início dos anos 80, os efeitos dos massivos empréstimos externos, o aumento da taxa de juros, e a inflação descontrolada correu solta.

    Segundo o historiador Boris Fausto, quem mais se beneficiou com o plano econômico adotado pelo regime militar foi a classe média e os que estavam acima dela, os mais ricos.

    Gabarito B