SóProvas


ID
2988406
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Numa aula do 6º ano, foram colocados os seguintes exemplos de relações entre seres vivos: orquídeas e bromélias; carrapato e cachorro; anêmona do mar e o paguro; algas e fungos formando os liquens. Os alunos deverão reconhecer que as relações ecológicas entre esses seres são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    Inquilinismo

    É a associação em que apenas uma espécie (inquilino) se beneficia, procurando abrigo ou suporte no corpo de outra espécie (hospedeiro), sem prejudicá-lo. Exemplos: peixe-agulha e pepino-do-mar; árvore e epífitas.

    Comensalismo

    Associação em que uma das espécies, a comensal, é beneficiada, sem causar benefício ou prejuízo ao outro. Exemplos: tubarão e peixe rêmora; tubarão e peixe-piloto; Entamoeba coli e intestino humano.

    Protocooperação

    Trata-se de uma associação bilateral, entre espécies diferentes, na qual ambas se beneficiam; contudo, tal associação não é obrigatória, podendo cada espécie viver isoladamente. Exemplos: certos pássaros e plantas; insetos e plantas; caranguejo-paguro e anêmonas; pássaro-palito e crocodilo; pássaro-anu e gado.

    Fonte:http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=106

    Parasitismo

    Relação onde uma espécie se instala no corpo de outra, dela retirando matéria para a sua nutrição e causando-lhe, em consequência danos, cuja gravidade pode ser muito variável, desde pequenos distúrbios até a própria morte do ser parasitado. Dá-se o nome de hospedeiro ao organismo que abriga o parasita. De um modo geral, a morte do hospedeiro não é conveniente ao parasita. Mas, a despeito disso, muitas vezes ela ocorre.

    Fonte: http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=371