SóProvas


ID
2988418
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ciências

Os alunos da turma da professora Marta, do 7º ano, deverão perceber que as sementes das plantas têm como principal função dar origem a uma nova planta, garantindo assim a perpetuação da espécie. Além disso, elas são uma adaptação de certos grupos de vegetais ao ambiente terrestre. Observa-se, porém, que nem todos os vegetais as possuem. Assim, é correto afirmar que não possuem sementes:

Alternativas
Comentários
  • Gab letra B

    Musgos e samambaiais possuem esporos no lugar de sementes

  • samambaia e musgo

  • A questão pede para assinalarmos quais plantas não possuem sementes, que são:

    Ipês - É uma árvore do gênero Tabebuia (antes Tecoma), pertencente à família das bignoniáceas, é uma árvore alta, bem copada e, no período da floração, fica totalmente desprovida de folhas. Que dão lugar às flores - amarelos-ouro, brancas ou roxas. Possuem sementes aladas e muito leves.

    Pinheiro - Pertencem ao grupo das árvores chamadas coníferas, ou seja, produzem pinhas que têm forma de cone. Tem folhas finas chamadas de agulhas. A polinização acontece na primavera ou no começo do verão. As pinhas masculinas soltam pequenos grãos chamados de pólen. O pólen é carregado pelo vento até a pinha feminina e com o tempo a pinha feminina irá produzir sementes.

    Samambaia - São plantas tropicais que se desenvolveram no interior de florestas quentes, úmidas e densas. Elas possuem tecidos vasculares (xilema e floema), folhas verdadeiras, se reproduzem através de esporos e não produzem sementes ou flores.

    Musgo - São plantas pequenas e sem sementes que normalmente se desenvolvem em locais úmidos e sombreados. Existem mais de 10 mil espécies, ou tipos, de musgo no mundo inteiro. Eles pertencem ao grupo de plantas chamadas briófitas.

    GABARITO: LETRA B